26.5 C
Brasília
quinta-feira, 19 setembro, 2024

Vítimas da contingência climática serão indenizadas no Chile

Santiago do Chile, 24 de agosto (Prensa Latina) O presidente chileno, Gabriel Boric, anunciou um bônus para apoiar as vítimas do sistema frontal que afetou o país, a primeira iniciativa do programa lançado hoje pelo Governo para restaurar os danos.

Os pagamentos variarão de 375 mil pesos (cerca de US$ 465) a um milhão e meio (US$ 1.875), dependendo do nível das perdas sofridas.

A lista de beneficiários com esta entrega será encerrada na sexta-feira e os pagamentos terão início no dia 31 de agosto.

As ajudas mais importantes serão anunciadas quando houver uma avaliação completa dos danos causados ​​às habitações, às culturas, à criação de animais e às vias de comunicação.

Mauricio Walker, presidente da Associação Nacional de Agricultores, disse nesta quinta-feira ao jornal El Financiero que em 40 anos não via danos de tal magnitude no sul do país, onde as atividades agrícolas são essenciais.

Admitiu que poderá haver aumento de preços de alguns produtos, como batata e legumes devido à contingência climática.

No entanto, o ministro da Agricultura, Esteban Valenzuela, garantiu que, em meio à crise gerada pelas chuvas, seria totalmente irregular buscar um aumento de 20 ou 30 por cento nos alimentos.

Caso ocorra um acordo entre os produtores para gerar tal aumento, aquela pasta, disse, recorrerá ao Ministério Público Económico Nacional, que é a entidade responsável pela regulação dos preços.

Valenzuela explicou que cerca de 20 mil milhões de pesos (25 milhões de dólares) foram atribuídos em Obras Públicas com o objectivo de canalizar os rios para as captações do sistema de irrigação e garantir o abastecimento de água aos agricultores.

Sobre o anúncio de temperaturas baixas para o resto da semana, o ministro destacou que as geadas mais prejudiciais são as do final de setembro e outubro, quando as árvores de fruto estão em plena floração.

Nesta capital, a empresa Águas Andinas encerrou a emergência e descartou qualquer eventual corte massivo desse serviço à população.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS