Junto com a tendência de desenvolvimento dos países do mundo, o Vietnã promoveu a economia digital, considerando-a um passo “inovador” no contexto da Quarta Revolução Industrial.
Hanói (VNA) – A par da tendência de desenvolvimento dos países do mundo, o Vietname tem promovido a economia digital, considerando-a um passo “inovador” no contexto da Quarta Revolução Industrial .
De acordo com o 7º relatório sobre a economia digital no Sudeste Asiático realizado pelo Google e pelo grupo cingapuriano Temasek and Bain, esta indústria vietnamita atingiu 23 bilhões de dólares em 2022 e busca atingir 49 bilhões de dólares em 2025, mostrando assim a taxa de crescimento mais rápido na região.
De acordo com dados do Ministério da Informação e Comunicação do Vietnã, o campo de tecnologia da informação e comunicação (TIC) do país alcançou uma receita de US$ 148 bilhões em 2021, um aumento de 8,7% em relação ao ano anterior.
A economia digital contribuiu para o Produto Interno Bruto (PIB) com cerca de 14,26 por cento, dos quais o setor das TIC representou 7,18 por cento.
O Vietnã foi classificado como um dos estados com potencial e ritmo acelerado de desenvolvimento da economia digital, pois tem muitas vantagens, especialmente a aplicação expandida da tecnologia digital em vários campos.
Concretizando a aspiração do Vietnã como um país forte e próspero
Nos últimos tempos, o processo de transformação digital nacional que foi implantado pelo referido ministério para implementar o duplo objetivo de desenvolvimento do governo, economia e sociedade digitais e formação de grandes empresas no campo, vê-se a cada dia mais difundido em todo o país.
Foto ilustrativa (Fonte: internet)
As empresas nacionais do setor têm afirmado seu papel pioneiro em pesquisa, desenvolvimento, inovação e domínio tecnológico, contribuindo para o processo e construção de economias verdes e digitais, de modo a concretizar a aspiração de construir um Vietnã poderoso e próspero.
As atividades que mais contribuem para a economia digital são os serviços de tecnologias de informação (com cerca de 30 por cento do valor total), seguindo-se o comércio eletrónico (14,3 por cento) e a produção de hardware (12 por cento).83 por cento).
Enquanto a atividade com maior taxa de crescimento é a informação de conteúdo digital com 104 por cento.
Em 2022, as empresas digitais vietnamitas atacaram fortemente os mercados estrangeiros, principalmente os Estados Unidos e o Japão.
A receita do exterior em termos de telecomunicações do Viettel Military Telecommunications Group, uma das maiores corporações vietnamitas na área, atingiu três bilhões de dólares em 2022.
Em março de 2022, o Ministério da Informação e Comunicação do Vietnã anunciou 35 plataformas digitais nacionais a serviço da transformação digital, governo, economia e sociedade, sendo 21 geridos por órgãos estatais.
As maiores empresas do setor como VNPT, Viettel, CMC e FPT demonstraram grandes contribuições para o desenvolvimento do governo e economia digital, especialmente na construção das plataformas digitais nacionais.
No espírito de “Made in Vietnam”, as empresas avançaram e dominaram produtos e plataformas de tecnologia de transformação digital no país.
Percebendo a importância do uso de plataformas digitais para promover o desenvolvimento de atividades comerciais, o Ministério da Informação e Comunicação do Vietnã tem apoiado as empresas a acessá-las e usá-las de maneira excelente.
Em 2022, o número de pequenas e médias empresas a utilizar a plataforma digital SMEdx aumentou 481 por cento face a 2021 e atingiu 256 por cento do plano previsto.
De acordo com dados do Vietnam E-Commerce White Paper em 2022, o número de consumidores que compram online aumentou rapidamente de 33,6 milhões em 2017 para 49,3 milhões em 2020 e 54,6 milhões em 2021, e espera-se que chegue a 57 a 60 milhões em 2022 Segundo o
Ministro da Informação e Comunicação, Nguyen Manh Hung, 2022 é o ano do ataque total à transformação digital, que se tornou abrangente e para todas as pessoas.
Todos os ministérios, filiais e localidades emitiram programas de transformação digital, e a formação de 500 milhões de contas usando plataformas digitais vietnamitas é um número sem precedentes, disse ele.
Criar bases e forças motrizes para o desenvolvimento
Pode-se dizer que o Vietnã tomou a direção certa e emitiu uma estratégia para implementar a revolução industrial 4.0 e desenvolver a economia e a sociedade digital.
A estratégia de economia digital e desenvolvimento da sociedade estabeleceu uma meta para a economia digital representar 20 por cento do PIB até 2025 e 30 por cento até 2030.
O ministro Nguyen Manh Hung disse que o plano ajuda a afirmar que a economia digital é o novo motor de crescimento, enfatizando assim o papel das plataformas digitais do Vietnã, e constitui a mudança institucional para aceitar os novos modelos de negócios.
Ele também declarou que 2023 será o ano dos dados, referindo-se à proteção de dados pessoais e à construção de bancos de dados ministeriais e locais, entre outros aspectos relacionados.
Nos próximos 10 anos haverá grandes transições, inclusive da tecnologia da informação para o digital e do mercado doméstico para o mercado internacional, enquanto a tecnologia se tornará a principal força de produção e a inovação será a força motriz, observou.
Tradução: Valter Xéu
O original encontra-se em