Hanói (Prensa Latina) O governo vietnamita aprovou o orçamento para a compra, transporte, recepção e inoculação de cinco milhões de doses da vacina cubana Abdala contra Covid-19, informou hoje a mídia local.
Caberá à pasta da Saúde informar o primeiro-ministro sobre a gestão, utilização, pagamento e liquidação dos fundos ‘de forma econômica, eficiente, pública e transparente’, refere o texto.
Nem as autoridades vietnamitas nem as cubanas informaram o valor da operação, mas segundo informes, a nação caribenha fixou um preço muito atencioso, levando em conta as relações especiais entre os dois países.
De fato, as primeiras cinco milhões de doses de Abdala – o acordo é de 10 milhões – chegaram aqui no dia 25 de setembro, a bordo do avião que trouxe de volta o presidente Nguyen Xuan Phuc após uma viagem à ilha e às Nações Unidas.
Outros 150 mil injetáveis doados por Cuba chegaram no próprio vôo, que também vai transferir para o Vietnã a tecnologia para produzi-los.
Desenvolvida pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia de Havana (CIGB), a Abdala é 90% eficaz em pacientes gravemente afetados pelo vírus SARS-CoV-2.
A plataforma de produção do medicamento é utilizada em outros antivirais cubanos registrados em mais de 30 países e certificados pela Organização Mundial da Saúde.
O Governo vietnamita confiou ao seu Ministério da Saúde, em coordenação com agências especializadas locais, a realização de testes rigorosos para validar a qualidade da vacina antes de aplicá-la à população.