Brasília, 13 de outubro de 2021 às 19:16
Selecione o Idioma:

Brasil

Postado em 18/09/2018 10:08

Vice do Bolsonaro chama africanos de “mulambada”!

.

Mourão quer acordo só com “os grandes mercados”…

Do UOL:

Candidato a vice na chapa do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), o general Hamilton Mourão (PRTB) chamou de “mulambada” os países emergentes ao responder pergunta sobre seus planos para a política externa do país em palestra nesta segunda-feira (17) na sede do Secovi (Sindicato da Habitação), em São Paulo.

O general da reserva do Exército foi questionado sobre como deve ficar a inserção internacional do Brasil caso Bolsonaro seja eleito para o Palácio do Planalto e passou a falar de “governos anteriores”, sem especificá-los, em referência indireta às administrações dos ex-presidentes petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Mourão lembrou que o país adotou a “diplomacia que foi chamada de Sul-Sul” –cooperação entre países em desenvolvimento. “E aí nos ligamos com toda a mulambada, me perdoem o termo, existente do outro lado do oceano, do lado de cá, que não resultou em nada, só em dívidas que foram contraídas e que nós estamos tomando calote disso aí”, disse o candidato a vice, sem citar nominalmente nenhum país.

“Entregamos nossos recursos para esse pessoal, agora mesmo um deles tentou entrar em São Paulo com um trocado, um troco, para um tratamento de saúde. Ô tratamento caro esse… pelo amor de Deus”, ironizou Mourão, referindo-se à recente apreensão de US$ 16 milhões em dinheiro em duas malas que estavam com a comitiva do vice-presidente de Guiné Equatorial, país africano.

“E vamos ter que inverter isso aí, vamos ter que ter novamente uma diplomacia que nos leve para acordos bilaterais com aqueles grandes mercados, aqueles países que têm importância dentro do conselho das nações, vamos ter que ter uma participação realmente mais efetiva dentro da Organização das Nações Unidas para sermos uma voz mais ouvida”, complementou.

(…)

Comentários: