Brasília, 2 de dezembro de 2021 às 05:25
Selecione o Idioma:

Turismo

Postado em 27/10/2021 8:56

Viajar de carro: rotas para curtir as belezas naturais brasileiras

.

https://pixabay.com/pt/photos/estrada-carro-movimento-ve%c3%adculo-1610959/

Por: Jeniffer Elaina, do site SeguroAuto.org.

Viajar de carro não precisa ser cansativo, basta escolher a melhor rota e aproveitar tudo que encontrar no caminho

Quem vai viajar de carro tem a vantagem de poder aproveitar a paisagem das estradas e fazer paradas em lugares incríveis. Pesquisar com antecedência o trajeto pode deixar o passeio muito mais agradável.

Por isso, pesquise as melhores rotas, conheça os pontos de paradas e atrativos da estrada. Se ainda não sabe para onde ir ou que caminho seguir, separamos algumas sugestões.

Dicas para viajar de carro com segurança

Aproveitar a viagem é muito importante, porém, é preciso se prevenir de possíveis problemas. Para isso, antes de pegar a estrada faça uma revisão do veículo e veja se está tudo certo.

Aproveite para contratar um seguro de carro temporário se não tiver o serviço. Ele poderá ajudar se o veículo quebrar, sofrer uma colisão ou outro sinistro. Com ele fica mais tranquilo e economiza se tiver problemas.

Separe um lanche e água, afinal, nem sempre existem boas lanchonetes pelo caminho. Essa também é uma forma de garantir que terá uma alimentação mais saudável.

Tomando esses cuidados e escolhendo boas rotas, viajar de carro será algo bastante prazeroso. Então faça as malas, coloque uma música e curta o passeio.

Rotas mais incríveis pelo Brasil para viajar de carro

Brasília à Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros conta com um visual incrível, tanto que é um destino bastante procurado pelos turistas. As estradas são cercadas por uma paisagem única com montes e vegetação.

Existem piscinas naturais e cachoeiras que podem ser visitadas durante o caminho. O local também é ideal para quem gosta de esportes radicais.

Estrada Rio-Santos

Para quem está saindo da capital paulista cheia de prédios e concreto vai adorar o passeio. Durante o trajeto até o Rio de Janeiro passará por várias praias e ilhas que podem ser apreciadas do carro ou em uma parada.

Uma dica é tirar um tempo para aproveitar a Praia de Cambury, em São Sebastião, durante a semana e na baixa temporada o local é mais tranquilo.

Serra da Canastra

Esse percurso para quem vai viajar de carro vai de São Roque de Minas a Capitólio. A natureza por lá conta com cachoeiras, chapadões, nascentes e os cânions do Lago de Furnas.

Vale a pena parar em alguns desses locais já que o passeio de carro é rápido. A Serra da Canastra também abriga um parque que leva o nome do local e possui muitos atrativos turísticos por perto.

Apesar da ideia ser aproveitar as belezas naturais, vale a pena provar os famosos queijos da região.

Estrada do Vinho

Localizada em São Roque e perto da capital paulista, essa é uma boa opção para mudar a paisagem e apreciar um bom vinho.

Pelo caminho é possível passar por vinícolas e ver as parreiras, parar em adegas para degustar um vinho, apreciar bons restaurantes e mais. Apesar de ser um passeio curto vale a pena.

Rota das Emoções

Quem vai viajar de carro pelo Maranhão, Ceará e Piauí pode pegar essa rota e nome sugestivo. O caminho é cercado de paisagens e atrações incríveis que são de tirar o fôlego.

Dentre eles está o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses com dunas de areias claras que se movimentam com os ventos. Há também o Parque Nacional de Jericoacoara e a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba que permitem entrar em contato com a mata.

Rota do café

No Norte do Paraná, a 200 km da capital, é possível conhecer a rota do café. Ela passa pelos municípios de Ibiporã, Santa Mariana e Cambará.

Existem diversas estâncias ecológicas e fazendas de cafés que fazem passeios onde é possível conhecer um pouco mais dessa cultura e ver as plantações. As paisagens naturais se misturam aos equipamentos para a produção da bebida, alguns deles históricos.

Ao final do passeio é possível aproveitar a paisagem das fazendas degustando um café gourmet.

Estrada do coco e linha verde

Essa rota baiana se divide em duas etapas. Uma que vai do Aeroporto de Salvador até a Praia do Forte e outra da Praia do Forte até Jandaíra.

No caminho passará pelo encontro do Rio com o mar em Jacuípe e pequenos vilarejos acolhedores em meio a natureza. O Projeto Tamar fica no caminho e vale a pena parar para conferir a preservação das tartarugas e ter contato com a natureza.

Viajar de carro pode se tornar uma forma de conhecer mais sobre o Brasil e aproveitar as paisagens naturais. Por isso, escolha a sua rota, aproveitando cada atrativo natural!

Comentários: