23.5 C
Brasília
domingo, 10 dezembro, 2023

Venezuela recebe catalisador do Irã que processará gasolina

Uma empresa iraniana apresentou o primeiro catalisador de fabricação nacional que será enviado a uma refinaria na Venezuela para processar gasolina.

HispanTV – O catalisador, fabricado pela empresa Eksir Novin Asia, patrocinada pelo Ministério do Petróleo iraniano, é o primeiro do gênero feito 100% no Irã para ser exportado para um país estrangeiro.

Na cerimônia de apresentação do produto, o vice-ministro iraniano do Petróleo, Yalil Salari, que também dirige a empresa estatal de combustíveis NIORDC, enfatizou na quarta-feira que a República Islâmica “alcançou a autossuficiência na produção de catalisadores, materiais químicos e equipamentos para a indústria petrolífera .

Ele disse que, graças aos esforços de especialistas iranianos e empresas baseadas no conhecimento, o Irã conseguiu entrar no mercado internacional na área de produtos químicos e catalisadores, transferindo seus equipamentos e ciência técnica para seus clientes e “oferecendo produtos em de acordo com as normas internacionais”.

Teerã anuncia que 100.000 barris de petróleo iraniano são refinados por dia em uma refinaria offshore pertencente à Venezuela.

Salari disse que o catalisador iraniano é uma das inúmeras conquistas do Irã na indústria do petróleo, produzido apesar das rígidas sanções dos EUA contra o país, principalmente o setor petrolífero, e mostra que “a pressão e a ameaça não funcionam mais com o Irã”.

Ele explicou que o catalisador foi produzido a pedido do governo da Venezuela e é resultado de um memorando de entendimento assinado em junho de 2022 pelo presidente iraniano Seyed Ebrahim Raisi e seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro, em Teerã.

Os dois países firmaram então uma rota de cooperação estratégica para os próximos 20 anos , que inclui diferentes acordos nos setores energético, científico, petrolífero, de defesa, cultural, econômico e alimentar, entre outros.

Nos últimos anos, a República Islâmica tem fornecido ao setor petrolífero da Venezuela equipamentos e tecnologia para ajudar o país caribenho em seus esforços para compensar os impactos das sanções e restrições impostas pelos Estados Unidos. 

O Irã iniciou os preparativos em maio de 2022 para  reparar o Centro de Refino de Paraguaná , o maior do gênero na Venezuela e até no mundo.

Da mesma forma, a National Iranian Oil Company (NIOC) concordou no ano passado em consertar e expandir a refinaria El Palito de 146.000 bpd da Venezuela, no estado de Carabobo.

O suporte técnico do Irã ajudou o país sul-americano a restaurar a produção em seus campos de petróleo e refinarias e a lidar com uma grande escassez de combustível causada por sanções.

ftm/hnb

ÚLTIMAS NOTÍCIAS