25.5 C
Brasília
quinta-feira, 25 abril, 2024

Venezuela promove programa de habitação apesar da pandemia de Covid

Caracas,  (Prensa Latina) O governo venezuelano mantém a dinâmica do programa habitacional apesar das limitações associadas à pandemia da Covid-19, com 3.118.286 casas entregues através da Gran Misión Vivienda.
Através da rede social Twitter, o Ministério do Habitat e Habitação também relatou a reabilitação de 1.498.355 unidades habitacionais através do programa governamental Barrio Nuevo Tricolor.

Além disso, as autoridades concederam um milhão de 87.869 títulos de propriedade como parte das ações para garantir a ordem jurídica do setor.

Segundo números oficiais, o Executivo venezuelano garantiu a entrega de mais de 100.000 casas a um número igual de famílias necessitadas de moradia digna, em meio à emergência sanitária causada pela propagação da doença coronavírus.

Da mesma forma, o setor de construção foi incluído no processo de flexibilização para permitir o desenvolvimento controlado de várias atividades produtivas, comerciais e financeiras em meio à quarentena social e coletiva decretada como medida para conter a pandemia.

A Grande Missão Habitacional surgiu em 2011 por iniciativa do então presidente Hugo Chávez (1954-2013), para atender as famílias atingidas durante as fortes chuvas registradas entre o final de 2010 e o início daquele ano.

Posteriormente foi estendida ao resto da população que, por razões econômicas e devido ao alto custo dos imóveis no mercado especulativo, carecia de uma casa própria.

Endossado no chamado Plan de la Patria (programa governamental), a meta das autoridades é atingir o número de cinco milhões de novas casas até 2025.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS