Após quase três meses de protocolos para combater a pandemia e depois de testar várias iniciativas, o Executivo venezuelano decretou esse novo esquema com o objetivo de permitir que a população tenha acesso a determinados serviços no meio das restrições impostas pelo impacto da Covid-19.
O vice-presidente setorial de Comunicação, Turismo e Cultura, Jorge Rodríguez, fez ontem um chamado a que continuem sendo aplicadas as medidas sanitários para combater a doença ainda durante a jornada de flexibilização.
Enfatizou que se for administrada adequadamente a flexibilização produtiva, se irão incorporando de maneira progressiva novos setores.
Rodríguez recordou que essas medidas não aplicam para os estados fronteiriços e regiões com alta taxa de contágio, que se manterão sob as condições especiais decretadas pelo Governo.
O alto funcionário público foi enfático ao reforçar com a população a necessidade de se manterem as medidas rigorosas de biossegurança, como o uso obrigatório de máscaras, a lavagem periódica das mãos e a higienização dos espaços de trabalho, entre outros.
Mantém-se, sublinhou, a restrição de saída à rua para pessoas maiores de 65 anos ou com doenças crônicas, bem como a continuidade do revezamento nos fins de semanas para crianças, adolescentes e adultos idosos em horários respectivos.