© AP Photo / Anupam Nath
Sputnik – Em entrevista à Sputnik, parlamentar venezuelano diz que eventual adesão da Venezuela ao bloco permitiria crescimento sustentado do seu país e do BRICS, uma vez que Caracas possui muitas reservas que podem ajudar o grupo a se tornar o bloco econômico mais importante do mundo.
Em maio, o presidente Nicolás Maduro manifestou a disposição de seu país de ingressar no BRICS, considerando que se trata de um mecanismo de cooperação e desenvolvimento econômico com enfoque mundial multicêntrico. Após sua declaração, os governos de China e Rússia expressaram seu apoio à iniciativa para que a Venezuela pudesse se juntar a esse grupo.
O deputado venezuelano Julio Chávez disse que a eventual incorporação da Venezuela ao bloco permitirá à nação sul-americana ter melhores condições de investimento em negócios estratégicos para fortalecer sua economia, afetada pelas sanções impostas pelos Estados Unidos e União Europeia.
“Significará para a Venezuela poder optar por recursos em melhores condições para investir na indústria petrolífera venezuelana, que como consequência do bloqueio e da perseguição financeira foi severamente afetada, e isso se materializará no fato de que os recursos poderão ser investidos em negócios estratégicos e os investidores virão“, afirmou à Sputnik o deputado governista do Partido Socialista Unido da Venezuela.