O Foro, em que participaram os países líderes mundiais em termos de reservas e exportações de gás natural, foi presidido por o ministro do Petróleo de Venezuela, Manuel Quevedo, y visa dinamizar o uso dos recursos energéticos em beneficio do desenvolvimento dos povos.
Em reunião pré ao cónclave, o funcionário venezuelano destacou os laços que unem a ambos os países e o interesse comum como promoverem a complementariedade das distintas fontes de energia como um fator estratégico.
Durante a abertura Quevedo recusou o uso do mercado petrolífero para atacar as economias do mundo e destacar o papel fundamental na atualidade, do mesmo jeito reafirmou as constantes perturbações e os ataques que afetam à nação venezuelana.
O mercado petrolífero, gasífero e petroquímico é usado para o desenvolvimento dos povos. Temos de criar um painel com os líderes mundiais para aceitar este compromisso ‘, assinalou.
Assegurar que é indispensável reduzir a estabilidade dos mercados com o objetivo de fomentar a inversão e articular a exeção com a demanda ‘.
O presidente da Petróleos da Venezuela, S.A. (Pdvsa), salientou que no âmbito atual é imprescindível observar devidamente o respeito à soberania e direito dos países produtores e consumidores de gás.
A comissão de Alto Nível Intergovernamentala Rússia- Venezuela, tem como objetivo consolidar recursos econômicos, energéticos, tecnológicos e financeiros, entre as ações.
Ambos são celebrados uma semana após a visita oficial de Maduro a Moscovo, onde uma reunião com o russo, Vladimir Putin, é realizada após a criação de um novo mapa de cooperação.
O Governo russo comprometeu-se a ajudar à nação sul-americana a recuperar sua economia, no meio do bloqueio econômico, financeiro e comercial impulsionado por Estados Unidos.
As relações entre estas nações foram consolidadas a partir de 2008, durante a visita de DmitriMedvédev, primeiro mandatário russo que atribui visitou o país sul-ameriano, que representou um ponto alto na história das relações entre ambos os países.
Os entendimentos incluem a cooperação nas esferas econômica, energética, financeira, científica e técnico militar.
Atualmente, no mercado venezuelano estão presentes as empresas s Rosneft, Gazprombank, Inter RAO e a empresa estatal Rostec se desenvolvendo vários projetos inversores na área de energia, antes de executar todos os itens relacionados à exploração de jazidas de gás e gás .
Outros convênios tem a ver com a produção conjunta de vacinas, produção de alimentos e inversão na área do Arco Mineiro, famoso por suas reservas de ouro.