Havana, 12 jul (Prensa Latina) Venezuela e Cuba demonstraram que as tentativas de desestabilização por meio de guerras não convencionais e pela manipulação dos meios de comunicação podem ser derrotadas, disse Rogelio Polanco (foto), membro do Secretariado do Comité Central do Partido Comunista (CCPCC).
Como parte da transmissão nacional do Presidente Miguel Díaz-Canel com membros do governo, Polanco explicou que a guerra não convencional inclui ações nos campos econômico, político, mediático e de sabotagem, para além da aplicação de medidas coercivas unilaterais para provocar carências e limitações.
Também mencionou o estímulo de motins de rua e o confisco de instalações para provocar o que é conhecido como explosão social e mudança de regime, incluído num manual aplicado em vários países do Oriente Médio, Europa e América Latina.
O espaço público digital reproduz todas estas narrativas a partir da deturpação, manipulação de fatos, criação de notícias falsas para provocar a ingovernabilidade, acusar falsamente as autoridades, dividir instituições e minar a unidade nacional, explicou o chefe do Departamento Ideológico do PCC.
Não é algo improvisado, mas muito bem pensado; contudo, foi demonstrado que é possível derrubar estas ações quando existe uma população organizada, mobilizada e consciente dos seus objetivos como nação e de sua história, observou.