23.5 C
Brasília
sábado, 1 fevereiro, 2025

Venezuela defende seus interesses apresentando Agenda Zero aos EUA

O presidente venezuelano Nicolás Maduro (centro) e o enviado especial dos EUA Richard Grenell (esquerda), Caracas, 31 de janeiro de 2024.

O governo venezuelano aceitou o pedido de reunião da Casa Branca e propôs a “Agenda Zero” com o governo dos Estados Unidos.

O governo venezuelano confirmou nesta sexta-feira que o presidente Nicolás Maduro recebeu no Palácio de Miraflores o enviado especial do Governo dos Estados Unidos para a nação latino-americana, Richard Grenell e sua delegação, onde propôs a construção da “Agenda Zero” para uma nova começando nas relações bilaterais.

Ele também informou que a Venezuela aceitou o pedido da Casa Branca, com base na linha da diplomacia de paz bolivariana.

A Agenda Zero, proposta pelo presidente venezuelano, é definida como um ponto de partida sem pré-condições para reconstruir a confiança e o início de uma negociação entre iguais, sem imposições e com respeito.

Cabello: EUA investigam extremistas venezuelanos por corrupção | HISPANTV

Cabello: EUA investigam extremistas venezuelanos por corrupção | HISPANTV

O vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Diosdado Cabello, revelou que os Estados Unidos investigarão extremistas venezuelanos por corrupção.

Grenell, ex-embaixador dos EUA na Alemanha e diretor da Inteligência Nacional dos EUA no governo Trump, chega à Venezuela após um pedido formal de audiência das autoridades americanas.

Este diálogo revive as tentativas secretas de reaproximação entre os dois governos durante o primeiro mandato de Trump (2017-2021), quando Grenell se reuniu com autoridades venezuelanas na Cidade do México em 2020.

O comunicado do governo venezuelano sobre o encontro afirmou que as conversações com Grenell ocorreram “no marco do respeito mútuo e foram abordadas diversas questões de interesse para ambos os países: migração, impacto negativo das sanções econômicas contra a Venezuela, cidadãos norte-americanos envolvidos em crimes de território nacional e a integridade do sistema político venezuelano.”

As autoridades venezuelanas, reafirmando os “princípios consagrados na paz, no diálogo entre iguais, no respeito à soberania”, expressaram sua disposição de manter canais diplomáticos abertos com os Estados Unidos em defesa dos direitos e interesses do povo venezuelano.

Maduro anuncia retomada do diálogo com os EUA; detalhes condições

O Governo da Venezuela reitera que a Agenda Zero permite o início de uma nova etapa nas relações bilaterais e a defesa dos direitos e interesses inalienáveis ​​da Venezuela.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS