O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, reiterou que a conduta do embaixador francês em Caracas, Romain Nadal, de justificar a sua presença no Aeroporto Internacional Maiquetía, para receber o opositor Juan Guaidó.
“O texto do artigo 41 da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas precisa ser atualizado para o Ministério das Relações Exteriores da França. A conduta de seu embaixador em Caracas contraria repetidamente a Convenção. Não há desculpas, nem explicações absurdas”, escreveu Arreaza em sua conta no Twitter.
Em 17 de fevereiro, o governo da Venezuela condenou as ações de Nadal e disse que ele fez uso abusivo dos privilégios concedidos pelo Estado venezuelano por causa de seu status de funcionário diplomático.
O presidente Nicolás Maduro também anunciou que seu governo avaliaria as ações de funcionários diplomáticos credenciados na Venezuela que interferiram nos assuntos internos do país sul-americano.
Guaidó foi recebido de sua turnê internacional em 11 de fevereiro por deputados e diplomatas, entre os quais se encontrava o embaixador francês em Caracas, Romain Nadal.