29.5 C
Brasília
sexta-feira, 11 outubro, 2024

Venezuela: Blinken busca promover um “golpe de Estado” contra Maduro

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, discursa no Departamento de Estado em Washington, DC. (Foto: Getty Images)

HispanTV – A Venezuela alerta que o secretário de Estado dos EUA está a tentar promover de “maneira rude e vulgar” um golpe de Estado contra o Governo de Nicolás Maduro.

“De forma rude e vulgar, o secretário (Antony) Blinken pretende anunciar, através das redes sociais, como sempre, um golpe de Estado na Venezuela”, denunciou no domingo o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, em seu canal oficial do Telegram.

No entanto, o ministro garantiu que os “planos” norte-americanos neste sentido foram “pulverizados através do voto e da unidade e mobilização cívico-militar-policial”, expostos nas eleições de 28 de julho, nas quais o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, foi reeleito pelo terceiro mandato consecutivo.

Neste sentido, instou Blinken a aceitar os resultados das eleições presidenciais, que deram a vitória a Maduro sobre o seu rival da oposição, Edmundo González Urrutia, apoiado pelos EUA.

“Nestes tempos, nós, bolivarianos, estamos transformando a Doutrina Monroe em poeira cósmica, é a nossa vitória Sr. Blinken, aceite-a”, afirmou Gil.

Venezuela denuncia que os EUA “estão liderando um golpe de Estado” | HispanTVVenezuela denuncia que os EUA “estão liderando um golpe de Estado” | HispanTV

A Venezuela denuncia que os EUA estão a liderar um golpe de Estado através de “mentiras e manipulação” para causar violência nas ruas após as eleições presidenciais.

Os seus comentários surgem em resposta a uma publicação de Blinken no X em que encoraja um golpe de Estado na Venezuela com a justificação de que os cidadãos votaram pela mudança.

Na sua mensagem, Blinken afirma sem provas que o Governo da Venezuela “assassinou ou prendeu milhares de pessoas” e considerou González Urrutia um “vencedor” e “a melhor esperança para a democracia”.

Os EUA reconhecem González como presidente; Maduro “perde a paciência”

Maduro responde aos EUA e exorta-os a “tirar o nariz da Venezuela”

Blinken acrescentou “não devemos permitir que Maduro e os seus representantes se agarrem ao poder pela força”.

Por sua vez, o chanceler venezuelano afirmou que as declarações de Blinken fazem parte de uma nova estratégia dos EUA e enfatizou ao Secretário de Estado norte-americano que os seus objetivos falharam.

Maduro em apagão massivo: há uma “sala de guerra fascista” nos EUA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS