28.5 C
Brasília
sexta-feira, 19 abril, 2024

Venezuela avança para eleições parlamentares, diz Maduro

Caracas, 1ú de julho (Prensa Latina) A Venezuela caminha hoje para as eleições parlamentares obrigatórias, de acordo com o período cumprido de forma constitucional neste 2020, disse o Presidente da República, Nicolás Maduro.
‘O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciou uma grande notícia que saudamos e aplaudimos’, disse o chefe de Estado venezuelano na véspera, após assegurar que um novo parlamento será eleito este ano para resgatar a destruída Assembleia Nacional atualmente em desprezo.

Maduro descreveu como transcendental o discurso do presidente do órgão eleitoral, Indira Alfonzo, que anunciou a aprovação unânime dos cinco reitores da CNE do regulamento para a convocação de eleições do Poder Legislativo para o período 2021-2026.

Também destacou o fato de que este ano serão eleitos 277 deputados em representação de todos os círculos eleitorais do país, graças à atualização do número de habitantes, mantendo os 87 circuitos eleitorais ou círculos eleitorais para eleições de uma única questão.

Ele também exortou as forças revolucionárias a trabalhar para a formação de candidaturas unitárias com o Grande Pólo Patriótico e para recuperar a instituição parlamentar que está atualmente em colapso.

Nesse sentido, o presidente venezuelano pediu ao povo da nação bolivariana que se preparasse de forma cívica para recebê-lo em uma Assembleia Nacional legítima por meio do voto soberano.

Nesta terça-feira, a reitora do CNE, Indira Alfonzo, convidou todos os partidos políticos a participar das eleições, após indicar que o Poder Eleitoral foi declarado em sessão permanente para preparar as eleições parlamentares; ‘temos um compromisso com a democracia venezuelana’, disse ela.

Ressaltou também que mais de 70 organizações políticas nacionais e regionais fizeram a apresentação física de suas propostas perante a CNE, que são avaliadas pelo conselho de administração para sua eventual incorporação ao processo eleitoral.

Anteriormente, a Assembleia Nacional Constituinte (ANC) aprovou em sessão ordinária a estimativa geral da população para dezembro de 2020, apresentada pelo Instituto Nacional de Estatísticas e pela CNE, a fim de planejar as eleições parlamentares.

A este respeito, o presidente do ANC, Diosdado Cabello, explicou que para o mês de dezembro a estimativa é de 32 milhões 778 mil 56 habitantes, o que representa a base de cálculo que levará o órgão eleitoral a desenvolver a corrida.

Cabello disse que o Instituto Nacional de Estatística é uma agência altamente qualificada, portanto o documento de estimativa detalha a população de julho a dezembro deste ano.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS