26.5 C
Brasília
sábado, 14 dezembro, 2024

Uruguaios e cubanos realizam jornada científica oftalmológica

Montevidéu, 30 de novembro (Prensa Latina) Especialistas em atendimento oftalmológico do Uruguai e de Cuba compartilharam hoje aqui uma jornada científica como parte da cooperação na matéria que a ilha caribenha proporciona a este país sul-americano.

Os protagonistas foram o pessoal médico e de enfermagem que integra a brigada médica cubana que presta serviços no Hospital de Olhos “José Martí” desta capital, juntamente com colegas uruguaios desse centro de saúde especializado.

A troca e apresentação conjunta de trabalhos faz parte da comemoração do 17º aniversário da presença aqui do contingente oftalmológico da maior das Antilhas.

O lema do dia foi “17 anos devolvendo a visão ao povo uruguaio”, uma ideia que contém resultados e números, como o dos 384 mil uruguaios atendidos por este programa, muitos deles com a visão recuperada através de intervenções cirúrgicas e outros tratamentos.

“A nossa gente agradece”, disse Beatriz Trejos, que disse representar os “utentes” e é uma das muitas pessoas idosas que beneficiaram desta cooperação bilateral.

“Os médicos cubanos trouxeram o lado humanitário que a saúde exige e ao qual não estávamos habituados”, afirmou o secretário-geral da Associação Nacional das Associações de Aposentados e Pensionistas do Uruguai (Onajpu).

Por sua vez, a vice-diretora do Hospital Oftalmológico “José Martí”, Miriam Fernández, destacou que a brigada cubana, liderada pela Dra. Evelyn Almira, é responsável por 50 por cento das intervenções cirúrgicas realizadas naquele centro de referência nacional.

Por sua vez, o Embaixador Jorge Martí, Encarregado de Negócios de Cuba, elogiou o nível das apresentações apresentadas, o trabalho conjunto de cubanos e uruguaios e o benefício de tais resultados para o cuidado da população.

O diplomata disse que este é o resultado da visão de Fidel Castro e Hugo Chávez, promotores da Missão Milagrosa, através da qual milhares de pessoas em várias latitudes do planeta recuperaram a visão.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS