Montevidéu, (Prensa Latina) O presidente da Câmara de Eventos do Uruguai, German Barcala, informou nesta quarta (10) que está negociando com o governo a reabertura dos salões para as partes nas condições atuais da pandemia da Covid-19.
Barcala e outros empresários se reuniram no Escritório Executivo para considerar a viabilidade de pagar a fiança de centenas de funcionários após 2.400 celebrações de casamento e 15 anos terem sido suspensas, de acordo com o sindicato.
Seu principal líder disse que a ideia de aplicar testes rápidos e apresentar passaporte sanitário foi tratada entre as possibilidades de reabrir salas com capacidades maiores do que as permitidas nos protocolos atuais para centros gastronômicos recreativos.
No momento, a presença de até 80 pessoas é autorizada em locais fechados, bem ventilados e para 100 pessoas ao ar livre, por um máximo de quatro horas e sem pista de dança.
O início da vacinação Covid-19 no Uruguai em 1ú de março, com as primeiras 100.000 pessoas imunizadas naquela data, elevou as expectativas de reabrir mais atividades econômicas.
Mas ainda assim o Sistema Nacional de Emergência mostra uma positividade diária de casos detectados de mais de 10%, 8.462 pacientes ativos, com 88 em terapia intensiva e 666 mortos.