21.5 C
Brasília
terça-feira, 15 outubro, 2024

Universidade russa MEPhl ajudará a criar novo dispositivo para tratamento do câncer

© MEPhI, Ilya Rodko
Segundo o serviço de imprensa da Universidade, os especialistas da Universidade Nacional de Pesquisa Nuclear russa desenvolveram um modelo universal, que permite aumentar a eficácia do tratamento do câncer com a ajuda de radioterapia.
Um dos métodos promissores no tratamento do câncer é a terapia por radiação. A Corporação Estatal de Energia Atômica Rosatom está realizando trabalhos para desenvolver um dispositivo para radioterapia de precisão do tipo “faca gama” com um projeto original.  Este dispositivo difere dos seus análogos por suas fontes de radiação gama rodarem 360 graus em torno do volume irradiado.
Para a sua provisão metrológica é necessário um equipamento especial que simula o corpo irradiado, com a ajuda do qual pode ser determinado o campo de doseamento formado no corpo humano pelo efeito da radiação ionizante durante o tratamento.
Os desenvolvedores do departamento de projetos de aparelhos e dispositivos do MEPhl criaram um modelo aquático universal que permite fazer a provisão metrológica dos dispositivos de radioterapia com capacidades funcionais alargadas e o enchimento com dados do sistema de planejamento do esforço de doseamento de radiação.
“Os modelos aquáticos universais tridimensionais são um sistema automatizado que permite medir a configuração de campo de doseamento ao receber os dados do detector de radiação ionizada, se deslocando ao longo de uma trajetória determinada no ambiente irradiado – em água destilada que preenche os recipientes feitos de materiais que imitam os tecidos do organismo.
A sua principal vantagem é a capacidade de mover continuamente o detector por uma trajetória complexa”, disse o chefe dos trabalhos em curso e assistente do departamento de projetos de aparelhos e dispositivos Ilya Rodko, cujas palavras são citadas no comunicado.
Segundo ele, “normalmente, a maioria dos elementos mecânicos dos modelos universais aquáticos existentes se encontra no interior de um recipiente com água, o que reduz significativamente o tempo de duração da construção e limita sua esfera de aplicação.
No modelo desenvolvido, os elementos estruturais que asseguram o movimento do detector são dele retirados. Desse modo, são garantidas uma maior precisão e a velocidade de posicionamento do detector em comparação com seus análogos”.

https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/201611106776283-universidade-mephi-dispositivo-cancer/

ÚLTIMAS NOTÍCIAS