Washington, 16 dez (Prensa Latina) Uma oficina para dar a conhecer os resultados da biotecnología cubana e o sistema de saúde da nação caribenha funcionou na Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, ao que assistiram académicos e empresários estadunidenses.
Um comunicado emitido pela Chancelaria cubana, reflete que o encontro, foi palco para debater sobre os resultados cubanos no campo da biotecnología e a saúde, bem como a necessidade de beneficiar também a pacientes estadunidenses com os produtos desenvolvidos em Cuba.
Os cientistas e académicos estadunidenses reconheceram e admiraram a qualidade dos produtos expostos e os projetos de pesquisas que se desenvolvem em Cuba.
A oficina serviu também para demonstrar a necessidade de estabelecer vínculos académicos e comerciais para este propósito, e ambas as partes consideraram necessário seguir a troca sistémica para continuar identificando interesses comuns.
A delegação cubana presente na Universidade de Stanford esteve presidida pelo doutor Eduardo Martínez, vice-presidente primeiro da empresa BioCubaFarma (BCF), e integrada ademais por Eulogio Pimentel, Diretor Geral do Centro de Engenharia Genética e Biotecnología (CIGB), e prestigiosos cientistas do CIGB e do Centro de Inmunología Molecular (CIM).
Um momento cheio de simbolismo aconteceu quando se produziu o encontro da delegação cubana com o eminente científico Stanley N. Cohen, quem junto a Herbert Boyer, descobriu a início da década de 1970, a tecnologia do DNA recombinante.
Num dos salões de reuniões da Universidade de Stanford coincidiram em ameno diálogo, o pioneiro dessa tecnologia no mundo e o primeiro que introduziu essas ferramentas moleculares em Cuba, o doutor Luis Herrera.
O próximo encontro deste tipo pudesse produzir-se em Havana a começos do 2017, com a participação de delegados das áreas académicas, empresariais e de investimentos interessadas em realizar negócios com esta indústria cubana.
A Universidade de Stanford fica a 56 quilómetros de San Francisco e a uns 30 de San José, no coração do dinâmico Silicon Valley do norte de Califórnia, parque tecnológico no que têm sua sede grandes companhias como Yahoo, Google, Apple, Facebook, Hewlett-Packard, as quais desde suas origens têm estado associadas a esta prestigiosa Universidade.
Ao longo da sua história esta reconhecida casa de altos estudos tem contado com 27 graduados galardoados com o Prêmio Nobel.