29.5 C
Brasília
terça-feira, 18 março, 2025

Unidade latino-americana e caribenha respaldada no Panamá

Por Mario Hubert Garrido

Panamá (Prensa Latina) Representantes dos movimentos populares panamenhos saudaram a XX Cúpula ALBA-TCP, que hoje começa em Havana, Cuba, e pediram apoio à unidade latino-americana e caribenha.

Em declarações exclusivas à Prensa Latina, Jorge Guzmán, coordenador da Frente Nacional pelos Direitos Econômicos e Sociais (Frenadeso), destacou que a reunião da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América – Tratado de Comércio dos Povos permitirá avançar no esforço comum para forjar a Pátria Grande com que sonhou O Libertador, Simón Bolívar.

Os participantes da Cúpula, acrescentou, darão ao mundo um novo exemplo de dignidade e defesa da soberania face às injustiças e às imposições de um império que tenta calar a voz dos mais humildes por sua libertação.

Guzmán classificou essa nomeação como histórica e observou que os panamenhos se sentem parte da resistência e dessa luta pela emancipação do continente.

A XX Cúpula, segundo o secretário-geral do mecanismo integracionista, o boliviano Sacha Llorenti, estudará, entre outros aspectos, a criação de estratégias conjuntas que permitam enfrentar a fase pós-Covid-19.

O fórum, que conta com a presença de diversos presidentes e chefes de governo das nações integrantes do bloco, também avaliará o cenário regional, as ações para garantir a paz e a estabilidade, bem como o acordo político para evitar interferências nos assuntos internos.

A ALBA-TCP, formada por 10 países latino-americanos e caribenhos e fundada em Havana em 14 de dezembro de 2004 pelos dirigentes Fidel Castro e Hugo Chávez, tem entre seus princípios o acordo de posições multilaterais para negociação, e dá ênfase no combate à pobreza e exclusão.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS