Crianças palestinas feridas em ataques israelenses ao hospital Al-Shifa em Gaza, 11 de outubro de 2023. (AP Photo)
HispanTV – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) alerta que a sitiada Faixa de Gaza é o lugar mais perigoso do mundo para as crianças.
Depois de uma visita a Gaza, o vice-diretor executivo da UNICEF, Ted Chaiban, num comunicado divulgado esta sexta-feira, deu conta da situação em Gaza.
“Durante a minha visita de três dias à Faixa de Gaza, estive em contacto com organizações regionais e internacionais, e revi o processo de resposta às necessidades e a qualidade da assistência humanitária em comparação com a minha última visita, que foi há dois dias, meses, ele detalhou.
O responsável da ONU acrescentou que se reuniu com crianças e famílias em Gaza, sublinhando que enfrentam as piores condições que alguma vez viu.
“ A Faixa de Gaza foi muito mais catastrófica, uma destruição em grande escala em comparação com a última visita que fiz há dois meses ”, enfatizou.
Chaiban descreveu Gaza como “ o lugar mais perigoso para as crianças” e criticou o facto de a guerra actual ser contra as crianças, mas ninguém parece dar ouvidos a estes acontecimentos .
O Ministério da Saúde de Gaza anunciou hoje, sexta-feira, que no dia 105 dos ataques de Israel a Gaza, o número de mortos subiu para 24.762, sublinhando que mais de 70% das vítimas são mulheres e crianças.
Entretanto, o Observatório Euro-Mediterrânico dos Direitos Humanos observou numa declaração que desde que o caso de genocídio de Israel foi apresentado ao Tribunal de Haia , o regime matou mais de 1.000 pessoas em Gaza.
“ Ao contrário da narrativa apresentada pela equipa jurídica israelita perante o Tribunal Internacional de Justiça para rejeitar a acusação de genocídio, os factos no terreno provam que Israel nunca cessou os seus crimes, mesmo quando se defendeu em tribunal”, denunciou. .