17.5 C
Brasília
sexta-feira, 21 fevereiro, 2025

União Europeia proibirá importações de alimentos dos EUA

HispanTV – O Financial Times, em entrevista a três autoridades sob condição de anonimato, revelou no domingo que a Comissão Europeia concordará na próxima semana em explorar limites de importação mais rigorosos no setor.

De acordo com o veículo, os primeiros alvos podem incluir produtos dos EUA, como soja cultivada com pesticidas que os agricultores da UE não têm permissão para usar.

“Como o presidente Trump tem afirmado continuamente, ele está lutando por um comércio justo e recíproco e defenderá os agricultores americanos. “Continuaremos buscando abrir mercados ao redor do mundo para produtos americanos de alta qualidade”, anunciou uma autoridade da Casa Branca.

A guerra comercial desencadeada por Donald Trump pode entrar em uma nova fase na segunda-feira, com o anúncio oficial de tarifas de 25% sobre o aço e o alumínio importados pelos EUA.

Na quinta-feira, Trump anunciou a imposição de tarifas recíprocas aos seus parceiros comerciais, que corresponderão às taxas tarifárias aplicadas por cada nação aos EUA, alegando que essa medida beneficiaria os agricultores.

“Tudo bem. Não me importa, deixe-os fazer isso […] Temos tarifas recíprocas. O que eles cobrarem, nós cobramos. “É muito simples”, disse Trump quando um repórter lhe contou sobre a possibilidade de a União Europeia proibir a importação de certos alimentos dos Estados Unidos.

Na semana passada, a chefe da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen, prometeu que as tarifas dos EUA não ficariam sem contestação.

As tensões estão aumentando entre os EUA e a UE após a decisão de Trump de impor tarifas de 25% sobre aço e alumínio a partir de 12 de março; tarifas recíprocas a partir de abril; e tarifas separadas sobre automóveis, produtos farmacêuticos e chips semicondutores.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS