Por Claudia Godoy
A UnB tem agora uma escultura em aço chamada “Tributo” do cubano José Ramón Villa Soberón. “A obra é um tributo não somente ao pensamento, mas também à vida. Por isso, o espiral que simboliza conhecimento”, disse o escultor, que possui obras em mais de 30 países. Ele também é professor. “Villa Soberón foi decano da Faculdade de Artes Plásticas do Instituto Superior de Arte de Cuba, onde também leciona escultura”, informou o embaixador cubano Adolfo Curbelo Castellanos. O escultor realizou uma obra de Oscar Niemeyer instalada na Universidade de Ciências da Informática de Havana.
“Honrar, honra, disse José Martí, apóstolo
da independência, heroi nacional de Cuba. Hoje, homenageamos a Darcy Ribeiro”, disse o embaixador de Cuba durante a cerimônia de inauguração da obra, no auditório da reitoria da Universidade de Brasília. Estavam presentes também diplomatas e jornalistas, além do escultor cubano.
A obra é em homenagem ao centenário do professor Darcy Ribeiro, “que foi um gigantesco intelectual, pensador e escritor brasileiro, cuja obra é exemplo de vida em todo o Brasil e no mundo”, disse o embaixador cubano.
A reitora da UnB, Márcia Abrahão, disse estar alegre porque a inauguração da obra aconteceu junto da data de comemoração dos 61 anos da Universidade. A reitora destacou o papel essencial de Darcy Ribeiro na fundação da Universidade. “Hoje, teremos uma sessão solene do Conselho Universitário em comemoração”, afirmou Márcia Abrahão.
O embaixador de Cuba também lembrou que Cuba e Darcy Ribeiro compartilhavam valores em comum. Castellanos também ressaltou a
importância da obra do escultor cubano. “Agradecemos a Villa Soberón, orgulho
de Cuba, e fiel expoente do melhor de
sua arte”, afirnou Castellanos.