19.5 C
Brasília
sábado, 21 fevereiro 2026

Uma vez Cuba, sempre Cuba, uma frase usada por turistas uruguaios

Havana (Prensa Latina) Julio César Debali Infante é um jornalista uruguaio, turista ávido, que já visitou Cuba mais de 60 vezes e hoje tem como frase habitual: Uma vez Cuba, sempre Cuba.

Ele tem muitos amigos cubanos e, apesar das dificuldades econômicas da nação caribenha, desde sua primeira visita, retornou repetidamente e sempre procurou ajudar seu povo com uma mensagem de amizade e conforto.

Portanto, para muitos de seus colegas no arquipélago e funcionários do Ministério do Turismo (Mintur) com quem interage, ele é um especialista em turismo de sangue uruguaio e coração cubano.

Ele passa boa parte do seu tempo em Cuba e lida com questões relacionadas ao turismo, setor ao qual dedica boa parte da sua vida.

Ela adora voltar, há mais de 25 anos consecutivos, e confessou à Prensa Latina por meios eletrônicos que retornará neste ano difícil.

Sua vida profissional é bastante agitada, tendo sob seu controle 15 veículos de mídia impressa, o primeiro dos quais foi fundado em 8 de setembro de 1984, com ele como editor, diretor e também diretor e editor da revista Mercosul Viagens e Turismo.

Ele também é presidente da Rede Internacional de Jornalistas e Escritores Latino-Americanos especializada em turismo. Portanto, essas responsabilidades o levam a visitar um grande número de países, regiões e eventos; no entanto, seu lugar favorito é Cuba.

As publicações impressas são de informação geral e são publicadas no leste do país, em Maldonado, Rocha, Lavalleja, e a revista digital do Mercado Comum do Sul (Mercosul) é especializada apenas em turismo.

Ele iniciou suas viagens a Cuba em 1999, quando um amigo o convidou para participar da Feira Internacional de Turismo de Cuba (FITCuba), na época conhecida como Convenção de Turismo, que este ano chega à sua 44ª edição.

Ele retornou em 2000 e assim por diante, ano após ano. Mas, após as duas ou três primeiras viagens a Havana, começou a descobrir elementos da sociedade da ilha que o cativaram.

Ele comenta que Cuba tem o sol e as praias mais bonitas do Caribe, mas obviamente também existem bons lugares em outras partes e o sol brilha para todos, e reitera que a diferença é que quando você vem a Cuba em busca de sol e praia, você volta com duas malas cheias de história e cultura.

Daí a reiteração de sua frase habitual: “Uma vez Cuba, sempre Cuba!”, quando algo que ele considera um valor agregado é ter segurança na ilha.

Portanto, após mais de 66 viagens ao arquipélago em 25 anos, ele afirma que nunca sentiu insegurança, andava por Havana com câmeras enormes e ninguém tentou nada contra ele.

Agora ele está preparando outra viagem a Havana, com o mesmo espírito de sempre e a convicção de que sua frase é perfeita para qualquer pessoa, de qualquer lugar, que queira conhecer Cuba.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS