Jorge Ferrera Diaz*
Desde que o presidente Donald Trump decretou o embargo de petróleo contra Cuba e impôs altas tarifas aos países que ousam enviar petróleo para a ilha no início deste ano, os cubanos têm sido submetidos a uma situação econômica e social muito difícil. Os apagões são diários e prolongados, durando mais de 15 ou 20 horas, causando perdas substanciais para a produção e os serviços do país, o funcionamento de escolas, hospitais, bancos, comércio, transporte urbano e interprovincial, distribuição de alimentos — em suma, todos os serviços essenciais.
O país opera com menos de 40% do petróleo produzido internamente e com a geração de energia proveniente de 52 parques solares construídos em todo o território.
Mortes estão sendo registradas devido à falta de medicamentos que o país produzia e distribuía gratuitamente ou a preços subsidiados à população durante décadas, mas que hoje não consegue produzir devido à escassez de matérias-primas.
Mais de 100 mil cirurgias não podem ser realizadas porque os hospitais não podem ser protegidos contra quedas de energia inesperadas.
Mais de 118.000 pacientes com câncer, incluindo 1.200 crianças, não podem receber tratamentos de primeira linha e são obrigados a receber tratamentos alternativos.
A taxa de mortalidade infantil, que durante muitos anos rondava os 4 por cada mil nascidos vivos, subiu para 9,3.
As novas medidas coercitivas do governo Trump também sancionam as empresas de transporte marítimo que enviam mercadorias para Cuba, razão pela qual existem mais de 70.000 contêineres em diferentes portos do Caribe que não puderam ser transportados para Cuba.
Todos os fatores acima mencionados têm um forte impacto na escassez de alimentos, medicamentos e outros suprimentos, com o consequente aumento dos preços.
A tudo isso se soma uma forte campanha midiática anticubana, que culpa o governo por levar o país a um “Estado falido” e desqualifica os líderes do Partido e do governo, a quem responsabilizam pela crise humanitária da qual o governo dos EUA é o principal culpado.
Paira sobre Cuba também a ameaça de intervenção armada por parte das forças americanas, que declararam falsamente que Cuba representa “uma ameaça incomum e extraordinária para os EUA”.
Nosso povo resiste às duras e desumanas agressões imperiais, que também impactaram o êxodo populacional que, nos últimos anos, levou cerca de 2 milhões de habitantes a deixar o país, principalmente por razões econômicas e para reunificação familiar. Enquanto isso, o país busca constantemente alternativas para lidar com as carências e dificuldades, ao mesmo tempo que fortalece suas defesas para fazer com que aqueles que tentam atacá-lo militarmente, violando sua soberania, paguem um alto preço.
*Jorge Ferrera Diaz é cubano, diplomata aposentado e foi membro do Comite Central do Partido Comunista de Cuba.


