21.5 C
Brasília
sábado, 20 abril, 2024

Ucrânia expressa disposição para negociar seu status neutro com a Rússia

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky participa virtualmente do Fórum de Doha, em 26 de março de 2022. (Foto: Reuters)

Sputnik – O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou que está disposto a discutir a adoção de um status neutro como parte de um acordo de paz com a Rússia.

Em entrevista transmitida neste domingo, o presidente ucraniano afirmou que seu governo está “estudando profundamente” a questão da “neutralidade” da Ucrânia, uma das principais condições para a Rússia interromper sua operação militar. “Garantias de segurança e neutralidade, status não nuclear de nosso Estado. Estamos prontos para fazê-lo. Esse é o ponto mais importante”, indicou.

No entanto, ele indicou que não discutirá outros pedidos russos, como a desmilitarização do país, acrescentando que nenhum acordo de paz seria possível sem um cessar-fogo e a retirada das tropas russas, e também teria que ser garantido por terceiros e submeter a um referendo.

Por sua vez, a Rússia tem insistido que não tem planos de ocupar o território ucraniano, mas o que busca é a “desmilitarização” e “desnazificação” do país vizinho e impedir que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), chefiada pelos EUA, Ucrânia em uma base anti-russa.

Também enfatizou que só interromperá suas operações se Kiev aceitar suas principais condições, incluindo o reconhecimento da soberania russa sobre a Crimeia, a desmilitarização do estado ucraniano, o status neutro da Ucrânia e a renúncia ao desejo de ingressar na OTAN.

Rusia a Biden: Cámbiate de gafas para conocer los valores reales | HISPANTV

Rússia para Biden: Troque seus óculos para conhecer os valores reais | HISPANTV

Rússia para Biden: Troque seus óculos para conhecer os valores reais | HISPANTV

A Rússia destaca que sua operação militar na Ucrânia está relacionada ao “genocídio” da população de língua russa em Donbas e é uma questão de segurança.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS