Brasília, 17 de maio de 2022 às 05:24
Selecione o Idioma:

Internacional

Postado em 17/07/2016 10:06

Turquia: O povo é a alternativa

.

por PCT [*]
O Partido Comunista [Turco] conclama o nosso povo a organizar-se nas fileiras do Partido contra os inimigos do povo e da humanidade.
A libertação está nas nossas mãos.
Não temos todos os pormenores do que aconteceu durante a tentativa de golpe que teve lugar na Turquia nas horas entre 15 e 16 de Julho.
Entretanto, sabemos muito bem que planos apoiados por forças estrangeiras, que não colhem seu poder da classe trabalhadora, não podem derrotar as trevas do AKP e resolver problemas da Turquia.
Os acontecimentos desta sexta-feira (15) recordam-nos mais uma vez a seguinte realidade: Ou o povo da Turquia organizar-se-á e livrar-se-á do AKP ou as políticas reaccionárias do AKP intensificar-se-ão, a repressão aumentará, continuarão os massacres, a pilhagem e o roubo.

Resultado de imagem para o povo turco derrota o golpe

O único poder que pode derrubar o AKP é o do povo, não há alternativa a isto.
O AKP é responsável por tudo o que se verificou na noite passada. Todos os factores que levaram à situação e condições actuais são o produto do domínio do AKP e dos patrões internos e estrangeiros que apoiam o AKP.
Contudo, o facto de que o principal partido responsável seja o AKP não significa que a tentativa de golpe não fosse orquestrada pelo próprio Erdogan a fim de alcançar seus objectivos, tal como abrir o caminho para uma presidência executiva ou limpar os obstáculos relativos à nova constituição.

A tensão e as rivalidades entre diferentes grupos dentro do estado e das forças armadas que se sabe existirem desde há algum tempo transformaram-se em conflito armado. Se bem que as tensões entre estas forças sejam reais, é uma mentira que qualquer dos lados neste conflito represente os interesses do povo. Em consequência, procurar a solução contra o domínio do AKP através de um golpe militar é tão errado quanto dar qualquer apoio ao AKP sob o disfarce de tomar posição contra golpes militares por qualquer razão. A última coisa que deveria ser feita em nome do apoio à liberdade e aos direitos humanos na Turquia é dar apoio ao AKP, o qual demonstrou reiteradamente que é um inimigo da humanidade.

Ainda que não tenham orquestrado este golpe, Erdoðan e o AKP esforçar-se-ão por utilizar as condições resultantes e o apoio que receberam como meio para aumentar a sua legitimidade. Nosso povo deveria ficar alerta contra passos que o AKP certamente dará nos próximos dias. Levantar a luta contra o AKP e suas trevas é o único caminho para impedir que esta tentativa falhada de golpe resulte na consolidação do domínio do AKP tornando-o numa ferramenta para levar a instável Turquia do AKP à estabilidade. O facto de que todas as mesquitas na Turquia difundiram continuamente propaganda de Erdoðan a noite toda é uma indicação concreta da urgência da tarefa que temos em mãos.
O Partido Comunista conclama o nosso povo a organizar-se nas fileiras do Partido contra os inimigos do povo e da humanidade.
A libertação está nas nossas mãos.
Partido Comunista, Turquia
16/07/2016
A versão em inglês encontra-se em solidnet.org/…
Este documento encontra-se em http://resistir.info/ .

Comentários:

Uma ideia sobre “Turquia: O povo é a alternativa”

Os comentários estão fechados.