28.5 C
Brasília
quarta-feira, 11 setembro, 2024

Turistas presos no Peru retornam ao Brasil por Covid-19

Brasília, (Prensa Latina) Os 622 turistas brasileiros presos no Peru, devido a medidas para impedir o avanço do coronavírus Covid-19, foram repatriados nesta sexta (20), confirmou o Ministério das Relações Exteriores.
Segundo um comunicado desse portfólio, o acordo, que envolve as companhias aéreas nacionais Latam e Gol, foi definido como resultado de esforços conjuntos dos Ministérios do Turismo e Relações Exteriores, bem como da Agência Nacional de Aviação Civil de Lima.

Essas missões permitirão nesta sexta-feira realizar voos especiais para a capital peruana, com o objetivo de repatriar brasileiros que estão detidos no Peru como resultado do surto de coronavírus, segundo nota oficial.

Especifica que a operação de repatriamento será coordenada pela embaixada do Brasil em Lima.

O Ministério do Turismo do Brasil especifica que os aviões que repatriarão os brasileiros presos em Lima e Cuzco transportarão 704 peruanos mantidos no Brasil para seu país, principalmente em São Paulo (299), Rio de Janeiro (249) e Foz do Iguaçu (38), também para o fechamento das fronteiras.

Estamos trabalhando 24 horas por dia para encontrar soluções para ajudar centenas de brasileiros que estão fora do país e precisam retornar neste momento difícil, disse o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio, citado em uma mensagem de seu gabinete.

Os turistas brasileiros estão presos em Lima e Cuzco desde que o presidente do Peru, Martín Vizcarra, declarou um estado de emergência nacional de 15 dias no domingo para conter a propagação do novo coronavírus.

O Palácio do Itamaraty (sede do Ministério das Relações Exteriores) também informou que monitora a situação dos viajantes brasileiros em outros países, como Marrocos e Vietnã, e, através das embaixadas, são realizadas negociações com as autoridades locais para o retorno desses cidadãos.

Segundo o boletim mais recente da Organização Mundial da Saúde, o Peru já registrou 86 casos confirmados da doença. mgt / ocs / bm

ÚLTIMAS NOTÍCIAS