19.5 C
Brasília
sábado, 21 fevereiro 2026

Trump leva sua guerra comercial para o mundo inteiro: tudo o que você precisa saber.

Imagem ilustrativaDouglas Rissing / Gettyimages.ru

A nova tarifa entrará em vigor em 24 de fevereiro e terá duração de 150 dias.

RT – O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou  a imposição de uma tarifa comercial de 10% sobre todos os países do mundo, após a decisão da Suprema Corte de anular algumas de suas tarifas.

A Casa Branca divulgou  detalhes da nova barreira comercial e observou que ela entrará em vigor em 24 de fevereiro.

O comunicado de imprensa afirma que a tarifa está sendo imposta devido a ” emergências nacionais diante de ameaças incomuns e extraordinárias à segurança nacional, à política externa ou à economia dos Estados Unidos” .

A outra publicação da Casa Branca também indica que a tarifa adicional não se aplicará às importações americanas de alguns minerais críticos, recursos energéticos, recursos naturais, fertilizantes, medicamentos e certos tipos de produtos eletrônicos.

A mídia destaca que, do ponto de vista legal, tal tarifa só pode ser imposta por 150 dias e, após esse período, precisaria da aprovação do Congresso.

“Posso destruir o comércio, posso destruir um país”

Trump expressou  seu descontentamento com a decisão da Suprema Corte e prometeu buscar maneiras alternativas de manter suas tarifas.

“Posso destruir o comércio, posso destruir um país, posso até impor um embargo que destrua esse país. Posso embargar. Posso fazer o que quiser, mas não consigo arrecadar um único dólar”, disse o presidente em uma coletiva de imprensa.

A anulação 

Na sexta-feira , a Suprema Corte dos EUA decidiu que os fundamentos pelos quais o governo Trump impôs tarifas globais eram ilegais, invalidando, portanto, sua implementação. A decisão invalida tanto as tarifas destinadas a combater o tráfico de drogas quanto as chamadas “tarifas recíprocas”, considerando que elas excederam os poderes legais concedidos pelo Congresso.

O Juiz Presidente John Roberts enfatizou que o poder de impor tarifas é “claramente um ramo do poder tributário”. Ele observou que a Constituição dos EUA concede ao Congresso, e somente ao Congresso, “acesso aos cofres do povo” por meio da tributação. Portanto, qualquer delegação desse poder ao Poder Executivo deve ser explícita e clara.

Consequências do golpe legal nas tarifas de Trump, neste  artigo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS