HispanTV – O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou no sábado recuperar o controlo do Canal do Panamá se o país centro-americano não rever as suas tarifas sobre os navios americanos.
“Nossa Marinha e Comércio foram ameaçados de forma muito injusta e imprudente. As taxas que o Panamá cobra são ridículas”, escreveu Trump na sua plataforma Truth Social.
Trump alegou que o Canal do Panamá é considerado “um bem nacional vital para os Estados Unidos” devido ao seu papel crítico para a economia americana e a segurança nacional.
Criticando a crescente influência da China no canal, o presidente eleito dos EUA expressou preocupação com as ameaças aos interesses do seu país, uma vez que as empresas americanas dependem do canal para transportar mercadorias entre os oceanos Atlântico e Pacífico. “Nunca deixaríamos que caísse em mãos erradas!”, acrescentou.
“ Se os princípios, tanto morais como legais, deste gesto magnânimo de doação não forem seguidos, então exigiremos que o Canal do Panamá nos seja devolvido, na sua totalidade e sem questionamentos ”, alertou Trump.
Além disso, Trump previu que “esta fraude completa no nosso país irá parar imediatamente”.
O Canal do Panamá foi devolvido ao país centro-americano ao abrigo do acordo de 1977 assinado pelo presidente democrata Jimmy Carter, que incluía a neutralidade do canal e a sua acessibilidade ao comércio mundial. O Panamá recuperou o controle total da passagem comercial em 1999.