22.5 C
Brasília
quinta-feira, 3 outubro, 2024

Toffoli diz que não há impedimento para ministros citados na Lava Jato

Citando a Constituição, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, afirmou nesta terça-feira (17), que os ministros nomeados por Michel Temer, que ocupa à presidência, e citados na Operação Lava Jato não estão impedidos de exercer a função.

ENTREOUVIDO NA REDAÇÃO DO PÁTRIA LATINA

A tal informação do Toffoli só vem demonstrar de que lado o stf (se apequenou tanto que em nosso portal sempre sera escrito em letras minusculas) realmente atuou no golpe contra a democracia. O impedimento só valeu para Lula. Me falta palavrões para xingar essa cambada. (Valter Xéu) 

Anderson Riedel/VPRMichetel Temer e Toffoli na posse de Gilmar Mendes como presidente do TSEMichetel Temer e Toffoli na posse de Gilmar Mendes como presidente do TSE

Segundo ele, todos são inocentes até serem condenados.

“Não cabe ao Judiciário opinar sobre as apões políticas feitas pelos que foram eleitos democraticamente. Isso quem tem que opinar é a sociedade como um todo”, disse ele em entrevista pouco antes de participar de evento no Rio de Janeiro.

“A Constituição brasileira diz que a pessoa é inocente até que haja uma condenação formal pelo Poder Judiciário. Nada impede que aqueles que foram nomeados ministros exerçam o seu papel, atuem nas suas competências. Essa é uma opção do presidente que assumiu, de levar pessoas que ele entende que, naquilo que é o novo governo, são as pessoas preparadas para serem seus auxiliares”, frisou.

A declaração do ministro não chega a surpreender, mas causa certa estranheza. O ex-presidente Lula foi impedido de assumir a Casa Civil depois que o também ministro Gilmar Mendes concedeu liminar deferindo o pedido. A questão, no entanto, não chegou a ser analisada pelo conjunto dos ministros.

Agora, Temer nomeou sete ministro investigados pela Lava Jato. Entre eles, Romero Jucá e Henrique Eduardo Alves, que ocupam as pastas do Planejamento e do Turismo, respectivamente. Jucá responde a um inquérito. Contra Alves existem dois pedidos de inquérito.

Do Portal Vermelho, com informações de agências

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS