23.5 C
Brasília
quarta-feira, 22 maio, 2024

Telesur e Prensa Latina ratificam relações de cooperação

Caracas (Prensa Latina) A nova Televisão do Sul (Telesur) e a Agência Latino-Americana de Informação Prensa Latina ratificaram nesta quarta (18) a vontade de fortalecer os vínculos de cooperação existentes entre os dois meios de comunicação.

Em reunião realizada na sede do canal multinacional, em Caracas, a presidente da Telesur, Patricia Villegas, e o chefe da Prensa Latina (PL), Luis Enrique González, reiteraram o compromisso de manter e aprofundar as relações de intercâmbio, com base na informações verdadeiras e objetivas dos acontecimentos das cidades.

Durante o encontro, González destacou a importância de crescer na qualidade e abrangência do conteúdo noticioso, apesar do complicado contexto internacional associado ao impacto da pandemia de Covid-19 e aos efeitos das medidas coercitivas dos Estados Unidos contra Cuba. .

Por sua vez, Patricia Villegas destacou a condição da Telesur e da Prensa Latina como mídia com alcance estratégico contra a hegemonia das grandes empresas transnacionais de comunicação.

Ambas as entidades de comunicação mantêm uma aliança estratégica baseada no princípio de se tornar uma alternativa informativa para o mundo e disseminar informações verdadeiras sobre os acontecimentos dos povos e os processos progressistas.

A Prensa Latina surgiu em 16 de junho de 1959 em Havana no calor da chamada Operação Verdade, dada a necessidade de transmitir a realidade de Cuba diante da campanha midiática para deslegitimar a nascente Revolução.

Surgiu como uma voz independente e própria de Nossa América, segundo o líder histórico cubano Fidel Castro, que incentivou sua criação junto com o comandante Ernesto Che Guevara, o jornalista argentino Ricardo Massetti e outros colegas latino-americanos e insulares.

Por sua vez, a Telesur surgiu em 2005 como uma empresa latino-americana de comunicação multimídia com vocação social voltada para liderar e promover os processos de união dos povos do Sul.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS