Brasília, 27 de janeiro de 2022 às 11:27
Selecione o Idioma:

Internacional

Postado em 05/01/2022 8:53

Situação no Cazaquistão em meio a protestos no país após o aumento do preço do gás (FOTOS, VÍDEOS)

.

Sputnik – Protestos violentos continuam em várias cidades do Cazaquistão após o governo anunciar o aumento dos preços do gás liquefeito.
Várias cidades do país, incluindo a maior, Almaty, e a capital, Nursultan, enfrentam motins e detenções. O presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokaev, aceitou a renúncia do governo, entretanto, os protestos continuam se espalhado e já afetaram mais de 300 empresas.
Nas manifestações, 500 pessoas foram espancadas, e mais de 100 carros foram incendiados. Além disso, 95 policiais sofreram ferimentos e 37 carros da polícia foram danificados.
Uma nova política de preços do Ministério da Energia do país, que entrou em vigor em 1º de janeiro, determina os preços do gás natural liquefeito de acordo com a bolsa de valores on-line. Com a crise, o presidente Kassym-Jomart Tokaev ordenou uma comissão para resolver o problema.
Ele também introduziu um estado de emergência nas regiões de Almaty e Mangystau na quarta-feira (5). A medida envolve um toque de recolher, proibição de venda de armas, álcool e munições, além do cancelamento de eventos de massa.
Conteúdo
Antigas primeiroRecentes primeiro
19:35 05.01.2022
Internet fica fora do ar novamente em Almaty, no Cazaquistão
19:34 05.01.2022
Ministério das Relações Exteriores da Rússia recomenda que russos no Cazaquistão se escondam nas casas com comida

“Mais uma vez, recomendamos que os cidadãos russos sejam cuidadosos, evitem lugares lotados, refugiem-se em hotéis ou casas, providenciem alimentos e água, acompanhem os eventos, mensagens de missões estrangeiras e do Ministério das Relações Exteriores da Rússia”, disse a pasta em um comunicado.

18:44 05.01.2022
Cazaquistão promete continuar garantindo direitos e interesses de todas as pessoas multiétnicas, e a segurança de cidadãos estrangeiros, incluindo diplomatas
18:41 05.01.2022
Forças da CSTO foram implementadas no Cazaquistão por período limitado para estabilizar a situação no país, diz primeiro-ministro armênio
18:35 05.01.2022
Presidente do Cazaquistão espera apoio da CSTO para superar a atual situação no país

Carro policial queimando durante protestos contra a subida do preço de gás de petróleo liquefeito pelas autoridades cazaques, em Almaty, Cazaquistão, 5 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 05.01.2022

Panorama internacional

Líder do Cazaquistão pede ajuda à CSTO para conter violência em Almaty (VÍDEOS)

18:03 05.01.2022
Testemunhas relatam tiroteio em Almaty, e dizem que manifestantes têm rifles de assalto
17:27 05.01.2022
Testemunhas dizem que os confrontos começaram na cidade de Almaty
17:10 05.01.2022
Dois soldados mortos durante operação antiterrorista no aeroporto de Almaty
16:49 05.01.2022
Começa a operação especial antiterrorismo em Almaty
“Uma operação antiterrorista foi iniciada na cidade. O aeroporto foi libertado. Ele começa a operar normalmente”, disse o vice-prefeito Yerzhan Babakumarov aos repórteres.
16:47 05.01.2022
Presidente Tokayev diz que emitiu um apelo aos chefes de Estado da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO, na sigla em inglês) pedindo assistência ao Cazaquistão diante da ameaça terrorista
Em resposta, o primeiro-ministro da Armênia disse que iniciou consultas com líderes dos Estados membros da CSTO e conversou com o líder do Cazaquistão.
“Tive uma conversa por telefone com o presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev. Considerando o pedido do presidente do Cazaquistão, que espera o apoio do CSTO para superar a atual situação no Cazaquistão, como presidente do Conselho de Segurança Coletiva, começo consultas imediatas com o líderes dos países CSTO”, escreveu Pashinyan.
A Organização do Tratado de Segurança Coletiva é formada por Rússia, Armênia, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão, e Tadjiquistão. A entidade foi criada em 1992, com o objetivo de “fortalecer a paz, a segurança e a sustentabilidade internacional e regional, a proteção da independência em bases coletivas, a integridade territorial e a soberania dos Estados membros”.
16:20 05.01.2022
Tokayev nomeia ex-chefe do Serviço de Segurança do Estado, Sagimbayev, como novo chefe do Comitê de Segurança Nacional
16:12 05.01.2022
Presidente do Cazaquistão chama os organizadores dos motins de Almaty de ‘gangues terroristas’
De acordo com o presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, “gangues” assumiram o controle de grandes objetos, incluindo aviões.
O presidente também classificou os protestos no país como uma agressão e um atentado à segurança dos cidadãos.
“As gangues terroristas são, em essência, internacionais, elas passaram por treinamento sério no exterior e seu ataque ao Cazaquistão pode e deve ser considerado um ato de agressão”, disse Tokayev, conforme transmitido pelo Khabar 24.
15:30 05.01.2022
Casa Branca: EUA estão monitorando situação no Cazaquistão e negam participação nos protestos
Os Estados Unidos estão monitorando a situação no Cazaquistão e pedindo aos manifestantes que mantenham a calma.
O governo dos EUA ainda negou as acusações de que tenha desempenhado um papel na organização dos protestos em Almaty, disse a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, nesta quarta-feira (5).
“Estamos monitorando relatos de protestos no Cazaquistão. Apoiamos os pedidos de calma, para que os manifestantes se expressem pacificamente e para que as autoridades exerçam contenção. Existem algumas alegações russas malucas sobre os EUA estarem por trás disso. Então, deixe-me usar esta oportunidade para transmitir que isso é absolutamente falso e claramente parte do manual de desinformação padrão da Rússia”, disse Psaki durante uma coletiva de imprensa.
15:10 05.01.2022
Oito policiais membros da Guarda Nacional foram mortos, outros 317 ficaram feridos durante os protestos no Cazaquistão, diz Ministério do Interior
14:57 05.01.2022
Chefe da ONU pede moderação ao Cazaquistão para evitar a violência
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, acompanha com preocupação os distúrbios no Cazaquistão. Ele pediu a todos os envolvidos a exercerem moderação e evitarem a violência, disse o porta-voz da ONU Stephane Dujarric na quarta-feira (5).
“Estamos obviamente seguindo com preocupação e monitorando a situação no Cazaquistão. É muito importante para todos os envolvidos nesses eventos atuais para contenção exercício, abster-se de violência e promover o diálogo para abordar todas as questões pertinentes”, disse Dujarric durante uma conferência de imprensa .
A Organização das Nações Unidas está em contato com seu escritório no Cazaquistão e comunicou que não houve ameaças à segurança de sua equipe, acrescentou Dujarric.
14:40 05.01.2022
Polícia impede invasão de prédio do governo em Pavlodar
A cidade de Pavlodar, no norte do Cazaquistão, também foi palco de protestos e confrontos entre manifestantes e a polícia nesta quarta-feira (5).
De acordo com testemunhas ouvidas pela Sputnik, cerca de 1.000 pessoas tentaram invadir o prédio do governo de Pavlodar, mas a polícia local conseguiu coibir o ato. Segundo as autoridades, a situação agora está controlada na cidade.
13:51 05.01.2022
Estado de emergência é anunciado em todo o território do país
Segundo informou a Sputnik Cazaquistão, após declarar estado de emergência nas cidades de Almaty e Nursultan, o anúncio foi estendido para todo o país.
O estado de emergência prevê a proibição de manifestações, reuniões com grande concentração de pessoas e toque de recolher das 23h às 07h. Também fica proibida a entrada ou saída de cidades.
13:17 05.01.2022
Lukashenko fez telefonemas com Putin e Tokaev sobre situação no Cazaquistão
O presidente da Belarus telefonou primeiro ao presidente da Rússia, e depois a seu homólogo do Cazaquistão, para discutir os eventos no último país.
Todos os líderes nacionais da Organização do Tratado de Segurança Coletiva estão em contato permanente sobre a questão.
11:45 05.01.2022
Manifestantes tomam aeroporto de Almaty, diz mídia
Segundo informou uma mídia local, o aeroporto de Almaty foi tomado por um grupo de manifestantes, a evacuação de funcionários está em curso.
A informação foi mais tarde confirmada pelo serviço de imprensa do aeroporto. As instalações foram tomadas por cerca de 45 indivíduos, obrigando os funcionários do aeroporto a abandonar o local, segundo correspondente do portal Orda.kz. Não havia passageiros no terminal por terem sido evacuados antecipadamente pelo portão 11 para a pista, com o respectivo avião comercial chegando nesse momento. Os militares também já teriam saído, sendo os próprios funcionários que se encarregaram dessa ação.
11:33 05.01.2022
Situação na capital na tarde de quarta-feira
Prédio da administração da capital foi cercado por policiais, segundo informou o correspondente da Sputnik Cazaquistão, o tráfico em torno do edifício também foi proibido. Enquanto a situação na cidade está calma, a Internet continua instável. Vários canais de televisão também não funcionam, como MIR24, KTK, NTK, Canal de TV Pervy Eurásia.
10:41 05.01.2022
Multidão tenta derrubar estátua de Nazarbaev
A multidão está tentando derrubar a estátua de Nazarbaev em Taldykorgan, que foi instalada na cidade em 2016.
10:14 05.01.2022
Discurso de Kassym-Jomart Tokaev
“Como presidente, devo proteger a segurança e a tranquilidade de nossos cidadãos, preocupar-me com a integridade do Cazaquistão. As medidas tomadas por mim são destinadas à prosperidade de um Cazaquistão multinacional”, disse.
“Mas estas medidas ainda não são suficientes“, afirmou. Segundo ele, a situação atual no país “demonstra o plano cuidadosamente pensado das ações dos conspiradores, motivados financeiramente”, ressaltou.
“Por isso, como chefe de Estado e, a partir de hoje, como presidente do Conselho da Segurança, tenciono agir com a máxima firmeza. Esta é uma questão de segurança de nossos cidadãos, que me dirigem múltiplos pedidos para que proteja a vida deles e a vida de suas famílias. Esta é uma questão de segurança do nosso Estado. Estou seguro que a nação vai me apoiar.”
O presidente prometeu ficar na capital qualquer que seja o desenvolvimento da situação. “É a minha responsabilidade constitucional estar com o povo. Juntos, vamos ultrapassar essa fase difícil na história do Cazaquistão. Vamos sair dela fortes”, constatou.
Ele também prometeu apresentar novas propostas a respeito da transformação política do país, acrescentando que está a favor de reformas consistentes.
10:07 05.01.2022
Tokaev assume o cargo de chefe do Conselho de Segurança
O presidente cazaque Tokaev declarou que assume o cargo de presidente do Conselho da Segurança do país, chefiado anteriormente pelo ex-presidente Nursultan Nazarbaev.
10:06 05.01.2022
Chefe da OSCE exorta à desescalada da situação no Cazaquistão
O chefe da Organização da Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), Zbigniew Rau, apelou à desescalada da situação no país e exortou a que se inicie o diálogo entre os manifestantes e as autoridades.
Como presidente da OSCE, acompanho de perto os desenvolvimentos recentes no Cazaquistão. A violência nunca é a resposta certa para resolver os desafios atuais. Apelo à desescalada da situação e ao início de um diálogo com pleno respeito dos compromissos da OSCE.
09:48 05.01.2022
Carro de bombeiros é capturado em Almaty
Os protestantes em Almaty conseguiram capturar um carro de bombeiros АТ5-5-40, a multidão está saudando as pessoas no veículo.
09:42 05.01.2022
Anúncio do discurso presidencial à nação
Em breve, o presidente do Cazaquistão planeja fazer um discurso à população, o segundo em dois dias, relativamente aos protestos em massa no país, segundo uma fonte.
09:37 05.01.2022
Tentativa de ocupar o canal Mir24
Entretanto, os manifestantes tentaram ocupar o posto de correspondência do canal de televisão Mir24. Eles retiveram os jornalistas e lhes exigiram que transmitissem ao vivo, mas depois liberaram-nos e os retiraram do prédio.
Moradores de Almaty informam que os canais de televisão deixaram de transmitir.
[O canal de televisão] KTK explica isso com problemas de sinal, o Mir24 [que foi ocupado mais cedo] não funciona de todo.
09:35 05.01.2022
Administração de Almaty em chamas
Os protestantes na cidade confiscaram da polícia suas armas de fogo, escudos e porretes, segundo o correspondente da Sputnik.
09:25 05.01.2022
Redações de TV são destruídas por manifestantes
As salas das redações dos canais de televisão foram destruídas pelos manifestantes, informou a Sputnik Cazaquistão.
09:12 05.01.2022
Repórter da Sputnik consegue sair do prédio ocupado
O repórter da Sputnik Cazaquistão conseguiu sair de um prédio ocupado pelos manifestantes em Almaty. Ele informou que tinha sido retido por cerca de uma hora pelos manifestantes, que ocuparam os escritórios na praça da República na cidade.
09:08 05.01.2022
Estas são as ruas centrais em Almaty.
As fotos foram feitas hoje pelo correspondente da Sputnik Cazaquistão.
08:58 05.01.2022
Internet cortada em todo o país
O operador Cazakhtelekom desligou a Internet em todo o território do Cazaquistão, segundo dados do portal GlobalCheck. Isso também confirma o serviço NetBlocks.
08:52 05.01.2022
Explosões ocorrem perto da prefeitura em Aktobe
Explosões perto da administração em Aktobe.
08:45 05.01.2022
MRE russo apoia ações de Tokaev
Por sua vez, o MRE russo está acompanhando com atenção a situação no Cazaquistão e exorta à normalização através do diálogo. Além disso, a chancelaria expressou o apoio às ações do presidente Tokaev. A situação ao redor das missões diplomáticas russas permanece tranquila, entre os feridos não há cidadãos russos.
08:43 05.01.2022
Kremlin exorta não permitir intervenção externa no Cazaquistão
O porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, comentou a situação na nação vizinha:
“Estamos seguros de que nossos amigos cazaques podem sozinhos resolver seus problemas internos”, afirmou, exortando a não permitir uma intervenção do exterior.
08:34 05.01.2022
Sites das mídias do país ficam indisponíveis
Em meio aos protestos, os sites de várias mídias do Cazaquistão ficaram indisponíveis a partir do exterior. Em particular, é impossível abrir as páginas dos portais zakon.kztengrinews.kz e vlast.kz, bem como o site Sputnik Cazaquistão.
08:27 05.01.2022
Os manifestantes ocuparam a residência do presidente em Almaty, segundo informações das mídias, que citam testemunhas no local.

 - Sputnik Brasil, 1920, 05.01.2022

Panorama internacional

Após Almaty, capital do Cazaquistão também anuncia estado de emergência devido a protestos no país

08:22 05.01.2022
08:21 05.01.2022
Incêndio no prédio da administração de Almaty
Manifestantes em Almaty incendiaram o prédio da administração [prefeitura] da cidade.
Além disso, a procuradoria local e o prédio do partido governista Nur Otan também estão em chamas, informa a Sputnik Cazaquistão.
08:13 05.01.2022
Prédio da filial do partido Nur Otan [governista] em Almaty após tumultos.
08:08 05.01.2022
Disparos podem ser ouvidos perto da residência do presidente
Segundo o correspondente da Sputnik, disparos podem ser ouvidos próximo da residência presidencial em Almaty. Os manifestantes ocupam a rua de Nazarbaev, perto do edifício, ouvem-se explosões de bombas de efeito moral. Os manifestantes supostamente estão tentando entrar na residência.
08:00 05.01.2022
Incêndio começa na antiga residência do presidente em Almaty
A antiga residência do presidente Tokaev do Cazaquistão está em chamas na cidade de Almaty, informou o repórter da Sputnik.

Comentários: