© Sputnik / Mikhail Voskresenskiy
A mídia estatal da Síria afirma que os sistemas de defesa aérea perto de Aleppo enfrentaram alvos hostis nesta sexta-feira (11).
O canal de televisão estatal sírio al-Ikhbariya relatou que os sistemas antiaéreos haviam engajado alvos hostis em al-Safirah, perto da cidade de Aleppo. De acordo com a emissora, o ataque foi disparado por aeronaves israelenses e vários mísseis foram abatidos antes de atingirem seus alvos.
Não é a primeira vez que Israel ataca a Síria. A província mais ao norte da Síria é mais próxima das Colinas de Golã, território controlado por Israel, do que Damasco, a capital síria. Em maio, as Forças de Defesa de Israel lançaram outro ataque contra Al-Safirah, o alvo era um complexo de pesquisa perto da cidade.
De acordo com a agência de notícias Reuters, oficiais de defesa israelenses disseram nos últimos meses que Israel intensificaria sua campanha contra o Irã na Síria, onde, com a ajuda de suas milícias, Teerã expandiu sua presença.
Uma fonte regional de inteligência consultada pela Reuters disse que Israel está intensificando os ataques à Síria em um momento em que o mundo, a região e a Síria estão focando na pandemia de COVID-19.
Israel reconheceu ter conduzido muitos ataques dentro da Síria desde o início da guerra civil em 2011.