32.5 C
Brasília
quinta-feira, 3 outubro, 2024

Sindicalistas dos EUA promovem ato pró-Lula em Washington

Jornal GGN – Sindicalistas dos Estados Unidos se manifestarão em frente à Embaixada Brasileira em Washington em protesto contra a prisão de Lula e defendendo sua libertação. A AFL-CIO (equivalente à união da CUT com outras centrais sindicais) é quem promove a manifestação, que ocorrerá na segunda-feira, dia 23.

A AFL-CIO chama todos os que apoiam a democracia e a liberdade política para que mostrem apoio ao presidente Lula, preso em Curitiba desde o dia 7 de abril. A entidade explica, em seu chamamento, que Lula é perseguido desde, pelo menos, 2014, com táticas de investigação agressivas e ilegais por um juiz federal singular. E isso acontece mesmo com as garantias previstas na Constituição brasileira, que reza que se permaneça livre até que todos os recursos apresentados tenham sido apreciados. A entidade salienta que o mesmo juiz que liderou a investigação, presidiu o julgamento e procedeu a execução da sentença.

A AFL-CIO denuncia que a condenação e detenção de Lula representam mais que a simples violação dos direitos humanos, é uma manobra política clara para impedi-lo de concorrer a presidente na eleição de outubro de 2018. Quanto mais lidera as pesquisas, mais perseguido, e não se pode permitir que ele seja barrado e o Brasil sofra mais uma afronta à democracia.

A entidade explica que, mesmo com sua inocência e falta de provas, Lula apresentou-se às autoridades em Curitiba. E lembra que, tanto no Brasil, como no mundo, os defensores dos direitos humanos e da democracia estão mobilizando apoio para Lula e para a democracia no Brasil.

Leia a convocatória da AFL-CIO (em inglês).

Monday April 23rd

12Noon

Brazilian Consulate in Washington

1030 15th Street, N.W.

Washington D.C. 20005

 

Please bring your union banners and signs.

 

Circulate these details as widely as possible on e-mail and social media to friends and comrades.

From Lula’s words to his supporters after being imprisoned:

“I’m certain that it won’t be long before justice will be worth its name. That is, whomever committed crimes will be punished. And those who did not committ a crime will be absolved. I continue to challenge the Federal Police involved in the Car Wash (investigations), the Public Prosecution involved int he Car Wash(investigations), (judge Sergio) Moro and those involved in my second conviction to prove the crime that they allege that I committed.”

ÚLTIMAS NOTÍCIAS