Claudia Sheinbaum, Presidente do México.Jeannette Flores / ShutterMX / Gettyimages.ru
RT – A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, afirmou na segunda-feira que enviará mais ajuda humanitária a Cuba e condenou o bloqueio imposto pelos Estados Unidos, argumentando que ele está agravando a crise na ilha.
“Não se pode enforcar um povo assim, dessa maneira, é muito injusto ” , declarou a presidente em uma coletiva de imprensa onde foi questionada sobre a continuidade da ajuda humanitária que o governo que lidera começou a enviar a Cuba no fim de semana.
“Haverá mais apoio. O povo mexicano sempre foi solidário; ninguém pode ignorar a situação que o povo cubano está enfrentando atualmente devido às sanções que os EUA impõem a qualquer país que exporte petróleo, de uma forma muito injusta”, disse ele.
Sheinbaum explicou que o México sempre ajudará Cuba porque isso faz parte do legado político do país de fraternidade e solidariedade com todos os povos necessitados. Ela também especificou que os primeiros carregamentos de ajuda humanitária consistiam principalmente em alimentos .
Ele também lamentou as novas tarifas que os EUA impuseram aos países que vendem petróleo para Cuba, incluindo o México.
“Soluções pacíficas”
“Sanções que afetam a população não são corretas. Pode-se concordar ou discordar do regime cubano, mas o povo jamais deve ser prejudicado”, disse ele, observando que seu governo continua tomando as medidas diplomáticas necessárias para restabelecer o fornecimento de petróleo bruto à ilha, pois há falta de combustível para hospitais e escolas.
Em resumo, acrescentou, a política do México em relação a Cuba baseia-se no respeito à autodeterminação dos povos, alertando que o povo cubano não pode ser obrigado a sofrer e expressando a sua disponibilidade para mediar um diálogo entre os EUA e a ilha para resolver a crise. “Devemos sempre buscar soluções pacíficas”, afirmou.
No domingo, o México enviou ajuda humanitária à população civil de Cuba por meio de dois navios da Marinha mexicana que partiram do porto de Veracruz e transportaram 814 toneladas de alimentos e suprimentos .
“O povo do México mantém viva sua tradição de solidariedade com os povos da América Latina e, em particular, com o povo de Cuba (…) Nosso país sempre prestou auxílio às nossas nações irmãs necessitadas”, disse o Governo em comunicado .