Georgetown, (Prensa Latina) Atualmente, pelo menos sete países da Comunidade do Caribe (Caricom) estão sem casos ativos da pandêmia de Covid-19, do total de dois mil e 701 registrados pela região.
De acordo com o site Caricom Today, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, Monserrat, Dominica, Ilhas Virgens Britânicas, Belize e Anguilla já estão iniciando a reabertura em fases de suas economias, pois atualmente não acumulam pacientes com o novo coronavírus. SAR-CoV-2.
Até agora, o Haiti apresenta o pior cenário epidemiológico entre os membros da Caricom, com 2.157 casos ativos com Covid-19, além de 45 mortes e apenas 24 descargas médicas.
A Jamaica é o segundo país com o maior número de infecções ativas no bloco caribenho, com 266, embora exceda o número recuperado em 311 e lamenta a morte de nove cidadãos.
Com mais de cem positivos para Covid-19, as Ilhas Cayman, Guiana e Bahamas têm 74, 71 e 42 pessoas, como portadoras do patógeno, em unidades e salas de terapia intensiva, respectivamente.
Embora o número de recuperados seja maior, Suriname (34), Bermuda (20), São Vicente e Granadinas (11), Barbados (9), Granada (5), Ilhas Turcas e Caicos (1) e Trinidad e Tobago (1). ) registram pelo menos um paciente com a pandêmia em suas instituições hospitalares.
Desde o surgimento do primeiro contágio do Covid-19 na América em janeiro passado, a Caricom acumula 3.788 casos positivos, com 976 recuperados e 111 falecidos.