© REUTERS / Sharon Floyd/Força Aérea Real/Ministério da Defesa do Reino Unido
Sputnik – Ben Wallace reconheceu que “algumas pessoas não regressarão” e afirmou que Londres fará “tudo o que for possível” para evacuar seus parceiros locais do país asiático.
O secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, lamentou que “algumas pessoas não regressarão” do Afeganistão, em referência a parceiros locais que tentam ser evacuados do país, enquanto continha as lágrimas durante uma entrevista concedida na segunda-feira (16) à LBC.
“Algumas pessoas não regressarão e teremos que fazer tudo o que for possível para evacuá-las […] É triste e o Ocidente fez o que fez, e temos que nos esforçar para retirar as pessoas e cumprir com nossas obrigações”, observou.
Wallace explicou que Londres quer evacuar do Afeganistão “tanta gente quanto seja possível”, argumentando que eles consideram que garantir a segurança de todas essas pessoas perante quem “têm obrigação” seja o correto.
Situação no Afeganistão após tomada do poder pelo Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) https://t.co/2xLPzA0xN5 pic.twitter.com/OPU0kvuM7v
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) August 16, 2021
Acredita-se que haja aproximadamente 4.000 cidadãos britânicos e afegãos elegíveis que se encontram na capital afegã à espera da evacuação.
Além disso, há a preocupação pela segurança dos afegãos que trabalharam, por exemplo, como intérpretes para as forças estrangeiras que estavam no território afegão.