21.5 C
Brasília
terça-feira, 24 dezembro, 2024

Saúde e turismo a aliança perfeita para Cuba

Por Roberto F. Campos
Havana, 29 de junho (Prensa Latina) A experiência do sistema de saúde cubano e das condições das ilhas facilita um desenvolvimento mais dinâmico do turismo de saúde e da qualidade de vida, como aprecia hoje o economista Miguel Alejandro Figueras.

Este tópico é proeminente para muitos especialistas, especialmente em relação à nova pandemia de coronavírus.

Economista e professor titular da Universidade de Havana (no Centro de Estudos da Economia Cubana-PECO), Figueras aproveitou o distanciamento social para investigar questões profundas, como a indústria de viagens e as reivindicações de qualidade de vida.

Ele afirmou à Prensa Latina na segunda-feira que Cuba fez um grande progresso em seu sistema de serviços médicos, muito apreciado pelos governos de várias nações.

Ele disse que agora é necessário avançar no turismo de saúde, a prestação de serviços médicos em Cuba àqueles que o visitam, buscando soluções para suas condições.

O turismo de saúde no mundo é uma via rápida em que a renda cresce. Nos últimos anos, essa modalidade contribuiu com 200 bilhões de dólares para os países que a administram com sucesso.

Na ilha, ele especificou, a Companhia de Marketing de Serviços Médicos Cubanos oferece 250 programas de serviços médicos. A gama é ampla, desde tratamentos contra câncer, problemas cardiovasculares, vitiligo e serviços odontológicos abrangentes.

Mesmo, garantiu, é possível aspirar a um volume muito maior de turistas que viajam em busca de serviços para o cuidado e atenção à sua saúde.

Cuba tem uma combinação perfeita para esse segmento, devido ao seu nível científico médico comprovado, à experiência e simpatia de seus funcionários e à qualidade de suas instalações e serviços turísticos, disse o economista.

Atualmente, existe uma infraestrutura turística jovem e de boa qualidade nesta ilha.

Dos 74 mil quartos de hotéis estaduais como um todo no país, 72% deles (53 mil) estão em hotéis das mais altas categorias. A oferta do hotel é variada e bem distribuída por todo o país.

Cuba terá que acessar esse mercado em maior escala. Outros países, com menos condições do que esta ilha, refletem o especialista.

Ele insistiu que nas redes sociais cubanas você pode encontrar muitos artigos de economistas e cientistas políticos de renome que exigem maior dinamismo no desenvolvimento desse produto.

Alguns dos planos devidamente adiantados pelo Mintur levam em consideração a possibilidade de preparar programas de recuperação do Covid-19 nas chaves da região centro-norte de Cuba, território que poderá ser visitado por estrangeiros a partir de 1ú de julho. .

Figueras, Prêmio Nacional de Economia de 2007 da República de Cuba, está convencido de que a união do turismo, saúde e qualidade de vida contribuirá muito mais em um futuro próximo para esta nação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS