Guatemala (Prensa Latina) A cantora guatemalteca Sara Curruchich promoveu nesta sexta (20) uma nova canção dedicada às milhares de pessoas de ascendência indígena que morreram em consequência dos massacres perpetrados durante os 36 anos de conflito armado interno.
Filhas e filhos da Terra ou Ralkwal Ulew, em idioma maya kaqchikel, é o título deste tema, que serve de trilha sonora ao documentário 500 anos, da cineasta estadunidense Pamela Yates.
O audiovisual aborda a resistência dos originários desde os tempos coloniais e o julgamento por genocídio realizado na Guatemala contra o ex-presidente de fato Efraín Rios Montt 1982-1983, culpado pela matança que custou a vida de mais de mil indígenas maias ixiles no âmbito da guerra.
Também dedica um espaço para mostrar o crescimento do protesto social neste país a partir de abril de 2015, no contexto dos escândalos de corrupção que obrigaram o ex-governante Otto Pérez Molina e sua ex-vive-presidenta Roxana Baldetti a renunciar seus cargos e se colocar nas mãos da justica.
A cantora kaqchikel anunciou que o curta-metragem estreará em 24 de janeiro no Festival de Sundance nos Estados Unidos, e que a canção que lhe serve de pano de fundo será exposta para todos os usuários em seu canal do Youtube.
Este tema busca recordar um pouco a história de minha comunidade, o sofrimento e a ausência. É uma forma de conhecer o lugar onde vivemos e essa história que nos tem negado; é para refletir, comentou à imprensa.
Também é um modo de agradecer por uma luta que os avôs e as avós têm tido durante tanto tempo, por suas ideias e seu pensamento. É também recordar todos aqueles que transcenderam esta vida. É uma canção, apesar de tudo, de prazer e comemoração, acrescentou.
Considerou que com este tipo de tema proporciona outra forma de divulgar o que os povos originários vivenciaram e a entender por que o país está assim. Falta muito porAPRENDER sobre nós, de compreender a guerra na Guatemala, e uma forma de fazer isso pode ser através da música, afirmou a jovem, sempre vestida conforme com suas raízes maias.