Basseterre (Prensa Latina) São Cristóvão e Névis, duas ilhas caribenhas que constituem o menor país do continente americano, celebraram neste domingo (19) o 38ú aniversário de sua independência do Reino Unido, após séculos de colonização europeia.
Embora esteja entre as nações com menor território do mundo (261 quilômetros quadrados) e com uma população estimada em 53.000 habitantes de língua inglesa, exerce sua soberania em organismos regionais e internacionais, como as Nações Unidas.
Também tem participação plena na Comunidade do Caribe (Caricom), na Organização dos Estados do Caribe Oriental e na Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América-Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP), entre outros.
Separadas por apenas três quilômetros, essas ilhas de origem vulcânica possuem grandes belezas naturais, o que atrai o turismo internacional, sua principal linha econômica.
Nos últimos tempos, o governo fez importantes investimentos hoteleiros e em infraestrutura para impulsionar este setor, junto com a atratividade de museus, catedrais e fortificações da era colonial espanhola, britânica e francesa, especialmente nesta capital de 20.000 habitantes.
O ponto mais alto de San Cristóbal (também conhecido como Saint Kitts) é o Monte Liamuiga, com 1.156 metros acima do nível do mar, além de possuir belas praias em sua costa tal qual sua vizinha Nieves.
Como os demais estados caribenhos, o país é periodicamente atingido por furacões, que afetam o turismo e sua economia.