22.5 C
Brasília
terça-feira, 14 janeiro, 2025

Sanções dos EUA agravam crise humanitária na Síria após terremoto

© AP Photo / Ghaith Alsayed

As sanções ocidentais lideradas pelos Estados Unidos contra a nação síria estão impedindo que a ajuda humanitária chegue às pessoas afetadas pelo terremoto.

HispanTV – Após os terremotos devastadores que atingiram a Síria e a Turquia na segunda-feira, milhares de civis sírios permanecem presos sob os escombros, enquanto muitos outros estão em abrigos temporários em um clima insuportavelmente frio.

Enquanto a ajuda humanitária de diferentes países, especialmente dos Estados Unidos e da União Europeia (UE), chega à Turquia, a Síria tem sido afetada por sanções paralisantes impostas pelo Ocidente.

Até agora, apenas alguns países se apresentaram para quebrar o cerco desumano ao país devastado pela guerra. O Irã enviou várias toneladas de ajuda humanitária – incluindo alimentos, lençóis, tendas, remédios, suprimentos médicos e outros materiais – nos últimos dois dias a bordo de três aviões que pousaram em Damasco, a capital, Aleppo e na cidade portuária de Latakia.

Sanciones de EEUU obstruyen ayuda a sirios afectados por el sismo | HISPANTVSanções dos EUA obstruem a ajuda aos sírios afetados pelo terremoto | HISPANTV

Sanções brutais dos EUA estão dificultando os esforços de resgate e ajuda para os sírios atingidos por um terrível terremoto na segunda-feira.

Nesse contexto, ativistas de direitos humanos e jornalistas postam nas redes sociais vídeos angustiantes de crianças que permanecem presas sob os escombros de prédios por falta de equipamentos para resgatá-las devido às sanções dos Estados Unidos.

A hipocrisia americana e europeia pode ser resumida em um tweet que o presidente dos EUA, Joe Biden, postou após o terremoto, dizendo que estava “profundamente triste com a tragédia na Turquia e na Síria” enquanto liderava sua equipe para fornecer a assistência necessária à nação turca. sem qualquer menção ao povo sírio.

Síria: sanções dos EUA impedem que pessoas sejam resgatadas dos escombros
OMS adverte: Síria precisa de ajuda humanitária em massa após terremoto

ÚLTIMAS NOTÍCIAS