20.9 C
Brasília
segunda-feira, 14 outubro, 2024

Saddam, Kadhafi, BRICS e o bem estar dos norte-americanos

Valter Xéu*
http://port.pravda.ru/mundo/01-09-2016/41661-saddam_americanos-0/#sthash.EkYFs5Nq.dpuf
Saddam e Kadhafi criaram pesadelos para os Estados Unidos quando deixaram de usar o papel pintado dólar em comércio do petróleo e isso levou a que ambos não estejam mais entre os vivos.
Hoje são os BRICS que tiram o sono dos norte-americanos que serão até mesmo capazes de criar uma guerra nuclear para que o dólar continue sendo a moeda padrão do planeta.
O dólar é uma moeda cujo lastro é toda a riqueza produzida no mundo e caso isso deixe de acontecer, será a falência pura e simples dos Estados Unidos que possui a maior dívida externa em todo mundo.
Com o fim do dólar como moeda padrão, a maioria dos países deixará de aplicar suas reservas na compra de bônus do tesouro norte-americano e procuraria outras moedas mais rentáveis.
Os Estados Unidos sempre tem o hábito de criar atritos com países ricos do Terceiro Mundo, principalmente os que têm dinheiro aplicado em bancos americanos ou onde Washington tenha influências para congelar os fundos aplicados como acontece com o Irã que tem mais de 100 bilhões de dólares congelados nos Estados Unidos em função das sanções aplicados pela Casa Branca por seu projeto nuclear.
Essa grana apesar de congelada não fica parada, mas os lucros jamais serão repassados para o país dono dela.
Outro artificio criado pelos Estados Unidos é acusar o pais cujo dinheiro esta bloqueado de algum ato de sabotagem com vítimas e o dinheiro ser usado para pagar indenizações na justiça americana em julgamentos em que às vezes demora muitos anos.
E assim, o mundo vai assistindo o que é chamada erroneamente no ocidente como a maior democracia do planeta, usar todo o tipo de artificio pelo mundo para criar o bem de estar da sua população, mesmo que para isso assassinem chefes de estados, matem milhares de pessoas e destrua países como o Iraque, Líbia, Iugoslávia, Afeganistão, Síria, Vietnã, Laos e seus vizinhos no continente americano sendo que nesses, os métodos hoje aplicados são outros.
Vão lá compram o parlamento, a justiça, a mídia e os seus interesses são preservados sem um único disparo de um tiro.
*Valter Xéu é diretor e editor dos portais Pátria Latina e Irã News e analista internacional do diário Palestina Liberation

ÚLTIMAS NOTÍCIAS