Brasília, 2 de dezembro de 2021 às 23:03
Selecione o Idioma:

Internacional

Postado em 14/11/2021 11:33

S-550 será o 1º sistema antimíssil e antiespacial móvel do mundo, afirma fonte à Sputnik

.

O S-550 da Rússia será o primeiro sistema móvel especializado de defesa antimíssil e antiespacial capaz de destruir eficazmente mísseis balísticos intercontinentais (ICBM, na sigla em inglês), informaram à Sputnik duas fontes no complexo militar-industrial.
Um dos interlocutores da agência detalhou que o novo sistema superfície-ar está sendo desenvolvido como uma versão aperfeiçoada do sistema de mísseis antibalísticos S-500 Prometei.
“As capacidades do S-550 em interceptar ogivas de mísseis balísticos inimigos, principalmente intercontinentais, bem como armas de ataque espaciais serão superiores em uma ordem de grandeza às capacidades dos S-400 e S-500, bem como às dos THAAD e Aegis equipados com mísseis SM-3 Block IIB”, revelou a fonte.
As informações foram confirmadas por outro interlocutor, que acrescentou que “o desenvolvimento de um novo sistema está atualmente em uma fase avançada”.
As declarações surgem após o Ministério da Defesa da Rússia ter afirmado em uma declaração, no início desta semana, que o novo sistema de defesa antiaérea estava sendo desenvolvido no país.
Teste do novo sistema russo de defesa antiaérea realizado no Cazaquistão, 29 de outubro de 2020   - Sputnik Brasil, 1920, 20.07.2021

Defesa russa mostra pela 1ª vez em VÍDEO teste do sistema antiaéreo S-500 contra alvo balístico
A declaração salienta que na semana passada o presidente russo Vladmir Putin deu uma ênfase especial à importância do desenvolvimento de sistemas avançados de defesa antimíssil, incluindo o S-500 e o S-550, e à sua posterior entrega às Forças Armadas da Rússia.
Atualmente, tanto Moscou como Washington possuem sistemas de defesa antimíssil especializados que podem derrubar ogivas de ICBM com alta precisão, mas esses sistemas não são móveis e são baseados em silos.

Comentários: