20.5 C
Brasília
domingo, 15 setembro, 2024

Rússia propõe à Coreia do Norte a realização de exercícios conjuntos

A reunião do líder norte-coreano Kim Jong Un e do ministro da Defesa russo, Sergio Shoigu, em julho de 2023.

HispanTV – O ministro da Defesa russo propôs ao líder norte-coreano que os seus países, juntamente com a China, realizassem uma manobra naval conjunta.

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, transmitiu a sua proposta ao líder norte-coreano, Kim Jong-un, durante uma reunião realizada em julho passado, conforme noticiado segunda-feira pelos serviços de inteligência sul-coreanos. 

Durante a reunião realizada no âmbito da visita de Shoigu à Coreia do Norte por ocasião do 70º aniversário do fim da Guerra da Coreia, ambos os lados defenderam o aumento das relações entre os dois países em meio à tensão na região do Leste Asiático.

Em Julho passado, o porta-voz da Segurança Interna da Casa Branca, John Kirby, alegou que o ministro da Defesa da Rússia, na sua reunião com Kim, tinha tentado adquirir munições de artilharia para o seu país. Isto enquanto Pyongyang se recusa a fazer “acordos de armas” com a Rússia.

A Rússia manifesta a sua intenção de reforçar os laços bilaterais com a Coreia do Norte, o que tem gerado especulações sobre o futuro destas relações.

Isto ocorre num momento em que os Estados Unidos e a Coreia do Sul estão a realizar exercícios militares conjuntos na região, o que suscitou críticas da Coreia do Norte, que os vê como preparativos para a guerra.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS