9.5 C
Brasília
quarta-feira, 24 julho, 2024

Rússia e Irã conectam sistemas de pagamento, anuncia presidente do Banco Central iraniano

© Sputnik / Yevgeny Biyatov

Sputnik – Mohammad Farzin revelou ainda que os dois países estão trabalhando para reforçar os meios de trocas comerciais, permitindo aos cidadãos de ambos efetuar comprar tanto no Irã como na Rússia.

Moscou e Teerã assinaram um acordo cambial bilateral para garantir a liquidez das moedas nacionais em transações comerciais, disse o presidente do Banco Central do Irã, citado no sábado (6) pela agência iraniana Tasnim.
Na primeira fase, que estará totalmente operacional até o final de agosto, os cidadãos iranianos poderão usar seus cartões Shetab sob o esquema de cartão de débito inteligente Kahroba para retirar rublos de caixas automáticas em toda a Rússia, detalhou Mohammad Farzin.

Soldados russos atiram em posições das Forças Armadas da Ucrânia com canhão de artilharia Giatsint-B na direção do agrupamento de tropas Sever (Norte), em 21 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 24.06.2024

Panorama internacional

Rússia, China e Irã caminham para parceria estrutural devido à Ucrânia, diz chanceler turco

Durante a segunda fase, explicou, os viajantes russos poderão usar seus cartões russos Mir no Irã, enquanto na terceira fase os cidadãos iranianos serão autorizados a usar seus cartões Shetab nos terminais de ponto de venda de todas as lojas em toda a Rússia.

Além disso, referiu Farzin, os sistemas Shetab e Mir já estão atualmente conectados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS