22.5 C
Brasília
quinta-feira, 19 setembro, 2024

Rússia destaca solidariedade global com Cuba na luta contra o bloqueio

Havana, 19 fev (Prensa Latina) O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, destacou hoje a solidariedade global com Cuba na sua luta contra o bloqueio dos EUA, ao se reunir aqui com seu homólogo desta nação, Bruno Rodríguez.

Lavrov destacou que, apesar do apoio quase unânime da comunidade internacional à resolução apresentada por Cuba na ONU para denunciar o bloqueio económico, Washington mantém essa política.

O chefe da diplomacia russa afirmou que o Ocidente tenta impedir de todas as formas possíveis a formação de um mundo multipolar, através de ameaças, do uso da força e de medidas punitivas unilaterais, das quais Cuba tem sido vítima, observou.

Defendemos a mobilização da comunidade internacional em solidariedade com este país e procuraremos cumprir os princípios estabelecidos na Carta das Nações Unidas, incluindo o respeito pela soberania dos Estados, declarou o Ministro dos Negócios Estrangeiros russo no início das conversações oficiais.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros russo manifestou a intenção de discutir com Rodríguez o desenvolvimento das relações multilaterais entre os dois Estados.

Por sua vez, o chefe da diplomacia cubana afirmou que a visita de Lavrov constitui mais um passo no reforço do intercâmbio de Cuba com a Federação Russa, que, observou, apreciamos como um aliado próximo com o qual temos relações históricas.

A sua presença aqui reafirma os laços estreitos entre os dois países que têm muitas semelhanças em aspectos do cenário internacional, disse o ministro das Relações Exteriores da nação caribenha, que agradeceu a Moscou pelas ações de solidariedade com seu país.

Anteriormente, Lavrov depositou uma coroa de flores no Memorial José Martí da capital, no âmbito das suas atividades nesta ilha, a primeira da sua viagem pela América Latina, que inclui também uma visita à Venezuela e a participação na reunião de chanceleres do Grupo de 20, no Rio de Janeiro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS