14.5 C
Brasília
quinta-feira, 18 julho, 2024

Rússia assume presidência do Conselho de Segurança da ONU

© AP Photo / Mary Altaffer

Sputnik – A partir de 1º de julho, a Rússia se tornará presidente do Conselho de Segurança da ONU por um mês, podendo trazer tópicos para a pauta da organização.

Conselho de Segurança é uma estrutura permanente da ONU, que tem a responsabilidade primária de manter a paz e a segurança internacionais. Todos os meses, a presidência do Conselho de Segurança é transferida de um país para outro. A Coreia do Sul foi a última presidente, assumindo o posto em junho.
Como observou o embaixador russo na organização multilateral, Vasily Nebenzya, em entrevista à Sputnik, a Rússia planejou três eventos importantes durante a sua presidência.
Um deles é um debate aberto sobre a cooperação multilateral para construir uma ordem mundial mais justa, democrática e sustentável. Nesta reunião, a Rússia levantará, em particular, a questão de uma nova “equação de segurança” global.
Memorial preparado no parque Komsomolsky, em Sevastopol, em homenagem a Maria Baida, no dia de luto pelos mortos em um ataque com mísseis das Forças Armadas da Ucrânia, em 24 de junho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 24.06.2024

Panorama internacional

Ataque a população civil é resposta ucraniana a fracassos na linha de frente, diz analista

O evento está previsto para acontecer no dia 16 de julho. Já no dia 17 de julho, um debate aberto sobre as questões que perpassam o Oriente Médio está previsto para acontecer.
Ambas as reuniões deverão ser presididas pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov. Ainda não está claro qual será a situação com a emissão de vistos norte-americanos ao chefe do departamento e à sua delegação.
Há dois anos, quando o ministro participou na sessão da Assembleia Geral, os vistos foram emitidos aos diplomatas no último minuto. Durante a última presidência russa no CSNU (em abril do ano passado), os Estados Unidos, apesar do cumprimento de todas as formalidades por parte de Moscou, não emitiram vistos aos jornalistas russos que deveriam acompanhar Lavrov.
Ministro das Relações Exteriores da Polônia Radoslaw Sikorski - Sputnik Brasil, 1920, 29.06.2024

Panorama internacional

MRE polonês diz que Ocidente deve se aproveitar de escalada de tensões com a Rússia

Já no dia 19 de julho, deverá ter lugar outro dos três eventos-chave da presidência russa – o debate do Conselho de Segurança sobre a cooperação entre a ONU e organizações regionais, nomeadamente a Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC), a Comunidade dos Estados Independentes (CEI) e a Organização para Cooperação de Xangai (OCX)

Entre outras coisas, durante a presidência russa também poderão ser discutidos um ataque com mísseis pelos militares ucranianos usando mísseis ATACMS americanos na praia de Sevastopol, observou também o representante permanente russo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS