22.5 C
Brasília
sexta-feira, 29 março, 2024

Rússia acena com embargo de gás e petróleo

© Sputnik / Yevgeny Biyatov

O vice-primeiro ministro da Rússia, Alexander Novak, que anteriormente foi ministro da Energia, fez hoje importantes declarações acerca do fornecimento de gás e petróleo à Europa. Trata-se de uma resposta à atual violenta campanha anti-russa.

O ministro falou explicitamente na possibilidade do embargo às exportações russas de gás e petróleo.

As suas declarações estão neste vídeo (legendado em inglês, 6 minutos).

Ali se diz: “Temos todo o direito de adoptar medidas simétricas e aplicar um embargo às entregas de gás à Europa via North Stream I. A propósito, este gasoduto é hoje utilizado à capacidade máxima, isto é, 100%” (sic).

Quanto ao petróleo, o ministro recorda que a Europa consome cerca de 500 milhões de toneladas, 30% das quais vem da Rússia. Assim, “considerando a infraestrutura bem desenvolvida para as entregas do petróleo russo em relação à logística das entregas por mar, é óbvio que um embargo do petróleo da Rússia levaria a consequências catastróficas e que no mercado mundial o preço seria imprevisível podendo atingir os US$300/barril, senão mais” (sic).

Por isso, afirma “Os políticos europeus deveriam então honestamente advertir os seus cidadãos do que os aguarda:  preços à altura do céu para eletricidade, postos de abastecimento, aquecimento. Isto teria impacto sobre outros mercados, incluindo os Estados Unidos” (sic)

Quanto ao gasoduto North Stream 2, cuja entrada em funcionamento foi suspensa pela Alemanha devido à pressão dos EUA, Novak declarou: “Se quiserem recusar os recursos de energia da Rússia, está bem, estamos prontos para isso. Sabemos para onde podemos redirigir estes volumes” (sic).

Finalmente, o ministro desmentiu fakes news de que militares russos teriam atacado a central nuclear de Zaporoshye (na Ucrânia).

Resistir.info

09/março/2022

ÚLTIMAS NOTÍCIAS