Amassou uma nota de dólar sobre a bandeira dos Estados Unidos.
HispanTV- A Rússia declara que a desdolarização é uma realidade do mundo e enfatiza que o dólar é uma ferramenta da hegemonia e do colonialismo dos EUA.
“Dizem que a desdolarização é uma espécie de objetivo final de diferentes organizações ou de certos países. Mas não é. Esse não é o nosso objetivo. É simplesmente uma realidade… O dólar é uma moeda muito problemática atualmente. Este não é o meu ponto de vista político, é um facto económico objectivo”, disse a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zajárova, numa entrevista ao jornal turco Aydinlik no domingo .
Segundo a porta-voz russa, o dólar foi utilizado para pressionar os adversários políticos americanos e afirmou que a maior parte dos problemas económicos mundiais tiveram origem nos Estados Unidos, incluindo a crise económica global de 2008.
Além disso, destacou que cada vez mais países estão a mudar para moedas nacionais no comércio entre si e a abandonar a utilização do dólar.
Numerosos países preparam uma reacção contra o dólar como nova arma do mundo multipolar, procurando dependência nas suas trocas comerciais.
De acordo com Zakharova, a Rússia no ano passado enfrentou punição através de sanções dos EUA; ao mesmo tempo, afirmou, o sistema que a Rússia pretende criar “é mais estável, mais seguro do que a situação dos dólares”.
-
Relatório: Sanções à Rússia ameaçam a hegemonia global do dólar
-
FMI: sanções contra a Rússia minariam o domínio do dólar